Créditos: Reprodução/VIK-on

YouTuber coloca 16GB em uma GeForce RTX 2070 que tinha 8GB

O processo foi compartilhado em um vídeo completo no canal VIK-on

O YouTuber do canal VIK-on compartilhou uma modificação em sua placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2070 um tanto quanto inusitada. Ele conseguiu acessar diagramas NVIDIA PCB vazados e, com isso, trocou as memória de 8GB GDDR6 da Micron, por Samsung com total de 16GB GDDR6. Apesar de funcionar, o seu equipamento ficou um pouco instável como ele mesmo reportou.

Em seu vídeo, que pode ser visto acima, o YouTuber mostra e ensina como fazer o processo. Fazendo esse passo a passo mostrado, logicamente a placa perde a garantia por questões óbvias, como as mudanças físicas no produto. Qualquer problema que ocorrer é totalmente responsabilidade do próprio usuário. Um dos principais é a possiblidade de perder a placa definitivamente por danos. Mesmo que ele decida voltar com as memórias originais, a placa pode não funcionar por alguma dificuldade no processo.

O processo mostrado no vídeo não parece tão complexo para quem tem certo conhecimento técnico e, caso tenha as ferramentas adequadas. O YouTuber "apenas" removeu as memórias disponibilizadas de fábrica e as substituiu por uma capacidade superior. Geralmente, essa modificação precisa ser permitida pelo fabricante, no caso pela NVIDIA, para que funcione. Mas, nesse caso, a BIOS da GeForce RTX 2070 precisa de suporte para a capacidade superior.

- Continua após a publicidade -

Como pode ser visto no vídeo, a placa de vídeo reconhece corretamente a memória pelo software GPU-Z e funciona com FurMark. Apesar disso, durante os testes realizados no vídeo, há falhas na funcionalidade. Ou seja, apesar de funcionar, o processo não é estável e nem seguro. Em outros testes e cenários o sistema também pode se comportar instável ou sequer funcionar.

A instabilidade não impediu que VIK-on fizesse alguns testes de benchmark. O YouTuber conseguiu executar o teste 3DMark TimeSpy de forma completa. A sua placa modificada conseguiu atingir 6176 pontos no TimeSpy Graphics, comprovando que mais memórias nesse caso não fizeram diferença. Aliás, ocorreu o contrário, já que a pontuação média de uma RTX 2070 é de 9107 pontos. 

O processo de modificação não é indicado e garantido pela fabricante. Isso por, obviamente, poder danificar o equipamento. Um kit de  memórias de 16GB da Samsung pode ser adquirido via AliExpress por cerca de US$ 200, aproximadamente R$ 1.100, sem considerar possíveis taxações e impostos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.