Créditos: Intel / Guru3D

Placas de vídeo Intel DG2 podem chegar esse ano com suporte nativo a Ray Tracing

As GPUs são cotadas para lançar em dois modelos com 4096 shaders, 8GB GDDR6 e 1024 shaders, 6GB GDDR6 respectivamente
Por Mateus Alexandre 20/01/2021 13:23 | atualizado 20/01/2021 13:23 Comentários Reportar erro

O vice presidente da divisão de gráficos da IntelRaja Koduri, recentemente comentou em um tweet sobre o lançamento das placas gráficas DG2 da Intel, indicando que a estreia pode ocorrer ainda nesse ano. As GPUs serão fabricados pela TSMC utilizando tecnologia em 6 nanômetros e usarão arquitetura Xe-HPG - significando que essas placas irão suportar ray tracing de forma nativa. 

Koduri disse no tweet que há "muitas coisas para se esperar nesse ano", além de outros dois executivos do departamento de gráficos da Intel estarem preparando seus times para o lançamento de produtos de alta performance quando o assunto é GPUs. 

Levando isso em conta, Koduri sinaliza que as GPUs DG2 da Intel irão chegar ainda em 2021 para competir com as outras gigantes do mercado, como NVIDIA e AMD no segmento high e mid end de placas de vídeo. As Intel DG2 podem chegar em dois modelos, um com 4096 shaders (512 CUs), 8GB de memória GDDR6 e outra com 1024 shaders (128 CUs) e 6GB de memória, também GDDR6. 

A Intel mostrou sua estratégia em relação a arquitetura presente nas placas, indicando a ramificação de outras quatro microarquiteturas dependendo do enfoque do modelo. Confira a imagem: 

- Continua após a publicidade -

Ambas as placas usariam a arquitetura Xe-HPG que suporta ray tracing nativo. A produção do chip dessas placas, como dito anteriormente, ficariam por conta da TSMC utilizando 6 nanômetros num processo EUV e mostrariam um avanço em relação a arquitetura em 7 nanômetros.

Houveram especulações fortes sobre os preços das GPUs, estimando que poderiam custar entre 400 a 600 dólares, mais ou menos na faixa das RTX 3060 e RTX 3070 - entretanto, são apenas rumores e especulações. É preciso aguardar o anúncio oficial da Intel. 

No ramo de notebooks, a Intel começou a apresentar máquinas equipadas com a nova tecnologia de gráficos integrados da arquitetura Xe, demonstrando um forte avanço em relação aos produtos passados. 

Fonte: Guru3D
  • Redator: Mateus Alexandre

    Mateus Alexandre

    Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.