Índice do Artigo

Intel

Intel não vai mais oferecer SSDs apenas Optane para PCs domésticos

Intel não vai mais oferecer SSDs apenas Optane para PCs domésticos
Créditos: ComputerWorld

A Intel anunciou nessa semana o fim de suas linhas de drives SSD apenas Optane para computadores domésticos. Todos os produtos como o M10, 800P e 905P serão descontinuados, deixando apenas as opções híbridas da série H20 – atualmente disponível apenas em notebooks e outras soluções portáteis.

Os produtos que não estarão mais disponíveis são, exatamente:

– Optane Memory 900P e 905P – AIC – 280 GB, 480 GB, 960 GB e 1,5 TB
– Optane Memory 900P e 905P – U.2 – 280 GB, 480 GB, 960 GB, 1,5 TB
– Optane Memory 905P – M.2 – 380 GB
– Optane Memory M10 – M.2  – 16 GB, 32 GB, 64 GB
– Optane Memory 800P – M.2 – 58 GB, 118 GB

O último envio deles está previsto para 26 de fevereiro de 2021, depois, quando acabarem os estoques, não vai ter mais. E o mais interessante é uma declaração da Intel que deixa bem claro que não é apenas o fim dessas linhas, mas realmente uma desistência de tentar levar SSDs completamente Optane para os PCs:

A Intel não vai oferecer um novo SSD com memórias Optane de grande capacidade com o um produto de transição para o segmento de mercado de clientes. A intel vai focar na nova memória Optane H20 com armazenamento em estado sólido para o segmento de clientes.

Para não deixar margem a dúvidas, o pessoal do Tom’s Hardware entrou em contato direto com a Intel e perguntou enfaticamente se isso significa o fim de produtos apenas Optane para consumidores finais, ao que a Intel respondeu:

A sua declaração está tecnicamente correta, mas os consumidores podem se beneficiar de soluções baseadas em Optane como o Optane Memory H20, já que ele é para o consumidor mobile.

Isso significa, efetivamente, que nesse momento o segmento de PCs desktop domésticos não tem uma linha de produtos Optane destinados a eles. Pela fala da Intel, é possível que a empresa ofereça opções da linha H20 no futuro, ou com algum outro nome, mas soluções tradicionais como as que estavam disponíveis até este ano não devem voltar tão cedo.

Optane usa a tecnologia 3D XPoint, que foi desenvolvida em parceria com a Micron. Pode ser que a empresa aproveite esse hiato para oferecer opções próprias com o recurso, mas isso é apenas especulação.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções