Créditos: Divulgação/NVIDIA

NVIDIA teria adiado o lançamento da RTX 3080 Ti e variantes SUPER das placas Ampere [RUMOR]

Problemas com o atual estoque teriam obrigado a fabricante a mudar seus planos para os próximos lançamentos

No final de 2020 a NVIDIA trouxe ao mercado sua nova linha de placas de vídeo, com a chegada das RTX 30, baseadas na nova arquitetura Ampere. Entretanto, por conta das dificuldades na produção e distribuição dessas novas placas ao redor do mundo devido à pandemia do coronavírus, aliados a alta procura das pessoas por esse tipo de produto, os estoques acabaram "evaporando" das lojas, quase impossibilitando a compra dessas novas GPUs.

Por conta dessa dificuldade em manter os estoques da linha RTX 30 disponíveis para o consumidor, a Nvidia teria decidido adiar seus planos de lançar a futura RTX 3080 Ti e também as variantes SUPER das atuais placas já disponíveis no mercado da geração Ampere.

A informação foi compartilhada inicialmente pelo youtuber Stephen Burke, responsável pelo canal Gamers Nexus, e foi ratificada pelo site TechPowerUp. Ambos teriam entrado em contato com representantes das fabricantes parceiras da NVIDIA, que teriam confirmado o adiamento indefinido do lançamento desses novos produtos, visto que a NVIDIA estaria priorizando sua atual produção de forma que o fornecimento de sua atual linha de placas de vídeo seja suficiente para dar conta da grande demanda criada nesse mercado.

Com os rumores apontando para um lançamento da RTX 3080 Ti acontecendo inicialmente em fevereiro, agora a chegada dessa nova placa ao mercado não deve acontecer tão cedo, visto a situação crítica dos estoques da geração Ampere. Além disso, Stephen confirmou que essa nova placa deverá ser apenas uma versão melhorada da RTX 3080, trazendo como principal diferencial 20 GB de VRAM, se posicionando próximo a rival Radeon RX 6900 XT.

- Continua após a publicidade -

Essa falta de estoque de placas de vídeo não vem afetando apenas a NVIDIA, onde a AMD também está enfrentando diversos problemas para manter a disponibilidade de suas Radeon RX 6000. Com poucas GPUs disponíveis, as fabricantes parceiras estão decidindo por agora em aumentar o preço de seus modelos customizados, que deverá complicar ainda mais a compra desse tipo de produto nos próximos meses.

Fonte: TechPowerUp, Gamers Nexus
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.