Créditos: VideoCardz

Primeiras placas mini-ITX baseadas em NVIDIA RTX 30 são anunciadas

As fabricantes MSI, Gainward e Palit revelaram suas novas RTX 3060

As primeiras placas de vídeo mini-ITX da série RTX 30 foram anunciadas. As novas GPUs fazem parte da série Aero ITX da MSI, das séries StormX e Dual da Palit e da Pegasus da Gainward. Todas são RTX 3060 12GB, cujo lançamento oficial está programado para fevereiro.

Nenhuma outra placa de vídeo RTX 30 ganhou uma versão mini-ITX ainda, o que pode ser explicado pelo fato das topo de linha, RTX 3080 e RTX 3090, possuírem TDPs e coolers mais potentes, o que dificulta fabricar uma versão menor.

Já a RTX 3060 exige menos energia, com um TDP de 170W e exigindo uma fonte de alimentação de 550W. Dessa forma, é mais interessante criar placas de vídeo compactas com a RTX 3060.

As da série AERO ITX (OC e não OC) da MSI foram anunciadas durante a CES 2021. A placa ainda não foi adicionada ao site oficial, mas a empresa divulgou fotos no release de imprensa sobre o lançamento. 

Quanto à Palit, a mini-ITX do modelo StormX foi anunciada juntamente com a RTX 3060 Dual da empresa. Ambas as placas apresentam velocidades de clock de referência da NVIDIA. Em relação a variantes OC, a Palit ainda não revelou seus planos.

- Continua após a publicidade -

VideoCardz/Reprodução

A respeito da Gainward, a empresa também anunciou a Pegasus RTX 3060 durante a CES 2021. A placa possui uma ventoinha mais larga do que o próprio PCB. Além disso, ela não tem overclock e vem com clock base de 1320 MHz e clock boost de 1777 MHz.

VideoCardz/Reprodução

As três mini-ITX anunciadas pela MSI, Palit e Gainward possuem um único cooler, três entradas DisplayPort e uma HDMI 2.1, além de um único conector de alimentação de 8 pinos.

Embora ainda não possua uma data definida, o lançamento da RTX 3060 da NVIDIA está marcado para o final de fevereiro

- Continua após a publicidade -

Ela promete ser uma alternativa mais barata do que as RTX 30 já existentes, que atualmente custam entre R$ 5.600 (RTX 3070) e R$ 14.000 (RTX 3090). As mini-ITX também devem ser mais baratas.

Fonte: VideoCardz, PC Gamer
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.