Índice do Artigo

Nvidia

Primeiras placas mini-ITX baseadas em NVIDIA RTX 30 são anunciadas

Primeiras placas mini-ITX baseadas em NVIDIA RTX 30 são anunciadas
Créditos: VideoCardz

As primeiras placas de vídeo mini-ITX da série RTX 30 foram anunciadas. As novas GPUs fazem parte da série Aero ITX da MSI, das séries StormX e Dual da Palit e da Pegasus da Gainward. Todas são RTX 3060 12GB, cujo lançamento oficial está programado para fevereiro.

Nenhuma outra placa de vídeo RTX 30 ganhou uma versão mini-ITX ainda, o que pode ser explicado pelo fato das topo de linha, RTX 3080 e RTX 3090, possuírem TDPs e coolers mais potentes, o que dificulta fabricar uma versão menor.

Já a RTX 3060 exige menos energia, com um TDP de 170W e exigindo uma fonte de alimentação de 550W. Dessa forma, é mais interessante criar placas de vídeo compactas com a RTX 3060.

As da série AERO ITX (OC e não OC) da MSI foram anunciadas durante a CES 2021. A placa ainda não foi adicionada ao site oficial, mas a empresa divulgou fotos no release de imprensa sobre o lançamento. 

Quanto à Palit, a mini-ITX do modelo StormX foi anunciada juntamente com a RTX 3060 Dual da empresa. Ambas as placas apresentam velocidades de clock de referência da NVIDIA. Em relação a variantes OC, a Palit ainda não revelou seus planos.

VideoCardz/Reprodução

A respeito da Gainward, a empresa também anunciou a Pegasus RTX 3060 durante a CES 2021. A placa possui uma ventoinha mais larga do que o próprio PCB. Além disso, ela não tem overclock e vem com clock base de 1320 MHz e clock boost de 1777 MHz.

VideoCardz/Reprodução

As três mini-ITX anunciadas pela MSI, Palit e Gainward possuem um único cooler, três entradas DisplayPort e uma HDMI 2.1, além de um único conector de alimentação de 8 pinos.

Embora ainda não possua uma data definida, o lançamento da RTX 3060 da NVIDIA está marcado para o final de fevereiro

Ela promete ser uma alternativa mais barata do que as RTX 30 já existentes, que atualmente custam entre R$ 5.600 (RTX 3070) e R$ 14.000 (RTX 3090). As mini-ITX também devem ser mais baratas.

YouTube video

Via: VideoCardz, PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções