Créditos: Reprodução/NVIDIA

NVIDIA lança de forma silenciosa a GeForce GT 1010, nova placa de vídeo com chip Pascal

Placa conta com o chip GP108, com 256 CUDA Cores e 2 GB de VRAM do tipo GDDR5

Nesta última semana, a NVIDIA revelou ao mundo a nova placa de vídeo da geração Ampere, com a apresentação oficial da RTX 3060, que chega para esquentar ainda mais o concorrido segmento intermediário. Entretanto, para a surpresa de muitos, aparentemente esse não foi o único lançamento feito pela fabricante nesse começo de 2021.

De forma silenciosa e praticamente não chamando a atenção de ninguém, a NVIDIA teria lançado a nova GeForce GT 1010, que como a nomenclatura indica, pertence a já antiga geração Pascal. Sua existência foi inicialmente encontrada pelo youtuber Dapz, que ao entrar no site para realizar o download dos últimos drivers para as placas da fabricante, notou a existência de uma opção para baixar os drivers para a não-lançada GT 1010.

Após esse achado, Dapz entrou em contato com o suporte ao cliente da NVIDIA, e obteve uma resposta positiva sobre a existência da GT 1010. Além disso, o software AIDA64, um dos mais conhecidos e usados para verificar quais peças estão presentes em uma máquina, recentemente recebeu uma atualização (versão  6.32.5617 beta) que lista a GeForce GT 1010 em sua base de dados.

GeForce GT 1010 conta com configurações básicas e deve ser usada apenas para "dar vídeo"

Falando sobre as especificações da nova GT 1010, o site TechPowerUp listou as configurações dessa nova placa de vídeo. Como chip, esse modelo traz a GP108, baseada em Pascal e fabricada ainda no processo de 14 nm, trazendo 256 CUDA Cores, 16 TMUs e 16 ROPs, além de um clock base de 1.228 MHz e boost de até 1.468 MHz. 

- Continua após a publicidade -

Ainda não está claro se essa placa estará disponível no mercado ou se será encontrada apenas em OEMs

Já na parte de memórias, a placa traz 2 GB de VRAM do tipo GDDR5, configurada com uma interface de memória de 64 bits. O TDP da GT 1010 é de apenas 30 W, o que significa que pode funcionar apenas com energia PCIe, sem a necessidade de conectores de energia adicionais.

Entretanto, algo que ainda não está claro é sua disponibilidade do mercado. É possível que a GT 1010 esteja disponível apenas em sistemas OEMs, assim, impossibilitando sua compra avulsa pelo consumidor através dos varejistas, porém, devemos aguardar um anúncio oficial por parte da NVIDIA para confirmar novas informações, como disponibilidade e preços.

Via: NotebookCheck Fonte: TechPowerUp
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.