Créditos: Intel

Intel finalmente irá suportar overclock de memórias em placas B560 e H570

Porém apenas processadores Core i5 pra cima irão suportar frequências mais altas

O lançamento dos chipset da série 500 mostrou que a Intel vem preparando o terreno para o lançamento de sua linha de processadores de 11ª geração Rocket Lake-S. Com a chegada da nova plataforma, algumas novidades também estão sendo anunciadas, como o suporte para overclock de memórias em placas-mãe que não sejam série Z. No caso, as placas do segmento intermediário para quem busca um bom custo x benefício, como as H570 e B560, que recebem pela primeira vez na história esse tipo de tecnologia, já presente em modelos da principal corrente faz alguns anos.

Sobre o overclock de memórias, é importante notar que para qualquer frequência acima de 2666 MHz você irá precisar estar equipado com, pelo menos, um processador Core i5 ou superior. Infelizmente, processadores como Core i3 ou Celeron não irão contar com frequências acima disso. Essa notícia pode parecer besteira para quem está acostumado com plataformas AMD, que permite overclock de memórias há bastante tempo em placas-mãe mais baratas, como da série A e série B. Esse é um passo importante para quem busca mais performance e não pode comprar placas com chipset da série Z.

Se tratando dos modelos Comet Lake-S, a Intel utilizou um esquema de dois níveis para suporte das memórias. Os Core i9 e Core i7 suportam nativamente memórias DDR4 de até 2933 MHz, enquanto os Core i5 pra baixo ficaram limitados em 2666 MHz. Ou seja, as plataformas baseadas nos chipsets H470B460 estavam limitadas a no máximo 2933 MHz. 

Falando em Intel, a TSMC vai começar a produzir processadores Intel a partir desse ano, começando pela de CPUs Core i3 em 5 nanômetros. É esperado que a parceria seja expandida em 2022 e abranja mais processadores de diversos segmentos da Intel. Além disso, a Intel apresentou Pat Gelsinger, seu novo CEO que promete levar mais crescimento para a empresa. Gelsinger era CEO da VMware desde 2012 e durante sua gestão a empresa cresceu bastante, sendo reconhecida como líder global em infraestrutura em nuvem e mobilidade empresarial.

- Continua após a publicidade -

Por fim, vale ressaltar que a empresa continua limitando overclock dos processadores exclusivamente para modelos de placas com chipset da série Z.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp, Tom's Hardware
  • Redator: Mateus Alexandre

    Mateus Alexandre

    Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.