Créditos: Artem Smus/Unsplash

Mercado global de PCs em 2020 teve maior crescimento desde 2010

O quarto trimestre de 2020 superou até mesmo a média anual, que ficou em 13,1%

As empresas International Data Corporation (IDC), Gartner e Canalys divulgaram seus respectivos relatórios a respeito do mercado global de PCs no quarto trimestre de 2020. As remessas mundiais no 4T2020 tiveram um alcance recorde de 26,1%, com 91,6 milhões de unidades vendidas.

Ao longo de 2020, a média de produção foi de 13,1%, também superada pelas vendas do quarto trimestre. Antes dele, o maior crescimento do mercado havia sido registrado apenas em 2010, com um superávit de 13,7%.

Durante os dez anos entre 2010 e 2020, o mercado de PCs enfrentou declínio durante seis anos e um ano de crescimento estável. Agora, não se sabe quais as projeções para os próximos anos, nem se o crescimento continuará. 

A IDC identificou como catalisadores desse aumento o trabalho remoto e o aprendizado à distância, que por sua vez foram impulsionados devido à pandemia de COVID-19. A empresa também destacou a demanda restaurada do consumidor como uma das influências para a evolução nos resultados.

GizmoChina/Reprodução

- Continua após a publicidade -

Apesar disso, os integrantes da linha de produção enfrentaram problemas no fornecimento. Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da divisão Mobile Device Trackers da IDC, declarou o seguinte:

Cada segmento da cadeia de suprimentos foi levado ao seu limite, uma vez que a produção ficou atrás da demanda durante o trimestre. Não apenas os fabricantes de PC e ODMs lidavam com a escassez de componentes e capacidade de produção, mas a logística permaneceu um problema, pois os fornecedores foram forçados a recorrer ao frete aéreo, aumentando os custos às custas da redução dos tempos de entrega.

Ryan Reith, vice-presidente do programa Worldwide Mobile Device Trackers da IDC, informou que “a demanda está impulsionando o mercado de PCs e todos os sinais indicam que esse aumento ainda tem um longo caminho a percorrer”. Segundo ele, a força do mercado de consumo não deve ser esquecida.

Reith explicou que os PCs gamers continuam fortalecendo a indústria e expandindo as vendas em níveis históricos. “A pandemia não apenas alimentou a demanda do mercado de PCs, mas também criou oportunidades que resultaram em uma expansão do mercado”.

Fonte: GizmoChina, IDC
Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.