Créditos: Reprodução/OC3D

Lisa Su fala sobre RDNA3 e Zen 4, prometendo produtos extremamente competitivos

A CEO cedeu uma entrevista coletiva, falando sobre o desenvolvimento das microarquiteturas

A Dra. Lisa Su, CEO da AMD, deu uma entrevista coletiva para alguns dos principais sites internacionais de tecnologia e hardware. A presidente falou sobre o desenvolvimento do núcleo Zen 4. Além disso, deu alguns detalhes sobre metas de desempenho de RDNA 3. Em geral, não houve muitos detalhes. A grande promessa foi de oferecer produtos extremamente competitivos nos próximos anos.

Essa entrevista foi em formato de "mesa redonda". Diferente do que já é de costume, a empresa solicitou que os sites não transcrevessem literalmente o que a CEO respondesse. Não ficou muito explicado o motivo dessa restrição. 

Começando a falar sobre o Zen 4, a AMD planeja migrar para a plataforma AM5. A presidente confirmou que a empresa está trabalhando para introduzir os novos protocolos DDR5 e USB 4.0. Outro ponto de destaque é o fato da próxima arquitetura é a competitividade com as concorrentes. 

Segundo Lisa Su, o objetivo atual do Zen 4 é se tornar "extremamente competitivo entre os produtos concorrentes e trazer muitas melhorias de IPC". O esperado é que a empresa faça o que já é conhecido com o Zen 3. No lugar de fazer grandes mudanças, pequenos avanços são feitos, tornando uma série de fatores muito aprimorada. 

A arquitetura x86, por exemplo, oferece pouco espaço para melhorias. Apesar disso, quando o avanço é feito em pontos estratégicos, é possível obter melhorias significativas. Como já pode ser visto com o avanço de 19% de melhoria IPC do Zen 3, em relação ao núcleo Zen 2.

- Continua após a publicidade -

 

Apesar da Lisa Su não confirmar, é possível que ainda mais núcleos sejam adicionados. Isso porque já foi mencionado anteriormente que a empresa pretende fazer a migração de litografia, trazendo os 5nm da parceira TSMC. É possível que haja ainda mais divisões dos núcleos CCX / CCD. 

Sobre os avanços do RDNA 3, a empresa tem planos de oferecer uma arquitetura com alto desempenho por watt. Isso também já é uma estratégia conhecida da empresa. A AMD melhorou o desempenho por watt do RDNA2, em relação ao RDNA e, deve continuar com o avanço para a próxima geração.

O RDNA3 deve oferecer trazendo a eficiência da arquitetura de forma ainda mias avançada. Isso pode ser o motivo pelo qual a companhia diz ser extremamente competitiva. O avanço do desempenho pode fazer com que a empresa tenha um destaque extra, comparada às concorrentes.

- Continua após a publicidade -

Ainda não foi mencionado uma possível data de lançamento. Apesar disso, algumas especulações indicam que o Zen 4 deve ser apresentado oficialmente pela AMD até no máximo dezembro de 2021. É necessário confirmações da empresa para essa informação.

Via: TechPowerUp, Anadtech
Tags
amd
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.