Créditos: TechPowerUp

Próximo celular topo de linha da Samsung terá GPU da AMD

Executivo da Samsung confirmou presença do recurso no chip Exynos de próxima geração

O vice-presidente da divisão System LSI da Samsung, Dr. Inyup Kang, anunciou que o próximo topo de linha da empresa vai trazer uma GPU da AMD. Isso provavelmente diz respeito ao celular que virá depois do Galaxy S21, já que o novo flagship da Samsung virá com o chipset Exynos 2100 – que traz a GPU ARM Mali-G78.

Desde que foi promovido o anúncio da parceria entre a fabricante sul-coreana e a AMD, surgiram inúmeras especulações de quando veríamos os frutos de toda essa pesquisa e desenvolvimento. A maioria dos rumores apontava para 2022, e parece que eles estavam certos.

De acordo com o site XDA Developers, a declaração de Kang aponta para um roadmap onde veríamos o primeiro chipset Exynos com GPU AMD Radeon no ano que vem. A fala do vice-presidente da divisão System LSI foi proferida durante um evento para promover o SoC Samsung Exynos 2100.


Fonte: AMD

A parceria entre Samsung e AMD foi anunciada em agosto de 2019, com a promessa de que futuros System-on-a-Chips (SoCs) da linha Exynos viriam com GPUs utilizando tecnologia gráfica AMD Radeon. Desde então, porém, nenhuma das empresas veio a público com informações sobre o acordo.

- Continua após a publicidade -

A Samsung estaria tentando desenvolver as suas próprias GPUs nos últimos anos, só que o progresso dessa iniciativa estava indo mais devagar do que o esperado. Esse seria o principal motivo para o contato com a AMD, que teria licenciado suas propriedades intelectuais para a parceira.

A expectativa é de que haja um intercâmbio técnico entre as empresas, com engenheiros da AMD colaborando no design da GPU mobile. Mas isso tudo são apenas rumores, já que as firmas não divulgaram detalhes do acordo.

"Nós pensamos que, com essa parceria, nós poderemos aproveitar a competitividade da AMD no mercado de GPUs para melhorar a performance não apenas dos nossos SoCs mobile, mas também em outras aplicações".
Comunicado de um porta-voz da Samsung

"Nós pensamos que, com essa parceria, nós poderemos aproveitar a competitividade da AMD no mercado de GPUs para melhorar a performance não apenas dos nossos SoCs mobile, mas também em outras aplicações".
Comunicado de um porta-voz da Samsung

Espera-se que a Samsung vá revelar informações detalhadas do chipset Exynos com GPU da AMD ainda em 2021. Com isso, o topo de linha Galaxy S22 estaria pronto para trazer a peça de hardware ao mercado já no começo de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: XDA Developers, TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.