Créditos: Nvidia

Por que a RTX 3060 tem mais VRAM que a RTX 3060 Ti e até a RTX 3080? Nvidia explica

Segundo a empresa, a outra opção seria utilizar 6 GB de VRAM na placa de vídeo

A Nvidia anunciou hoje (12) a RTX 3060placa de vídeo da companhia feita com arquitetura Ampere que visa entregar o melhor custo-benefício entre os modelos da série 30 lançados até agora. A nova integrante da família GeForce chamou a atenção por chegar com o preço de US$ 329 e trazer 12 GB de VRAM GDDR6, mais memória dedicada que a RTX 3060 Ti e até mesmo a RTX 3080.

Enquanto a Nvidia ainda não divulgou muitos detalhes sobre o desempenho da placa de vídeo, que deve ficar entre a RTX 2080 e RTX 2070 Super, a fabricante explicou o motivo para a quantidade de memória dedicada. De acordo com a Nvidia, a "culpa" para os 12 GB de VRAM é do barramento de memória utilizado na RTX 3060.


(Imagem: Nvidia/Divulgação)

De acordo com a empresa, a RTX 3060 utiliza barramento de memória de 192 bits, que pode ser preenchido com 6 GB ou 12 GB de VRAM. A fabricante montou a placa com 6 chips de memória de 2 GB de GDDR6. "Preferimos optar por 12 GB para deixar o produto mais equilibrado", explica Alexandre Ziebert, do marketing técnico da Nvidia.

8 GB já é suficiente

A RTX 3060 Ti, por outro lado, utiliza interface de memória de 256 bits, que traz mais velocidade e permite a implementação de 8 ou 16 GB de VRAM. Já a RTX 3080 possui barramento de 320 bits, que pode ser preenchido com 10 GB ou 20 GB. Nos casos mencionados acima, a companhia optou pela menor quantidade de RAM, que já é suficiente para altas cargas de trabalho com games. 

Segundo Ziebert, os testes da Nvidia apontam que 8 GB de VRAM já "é uma quantidade mais que suficiente" para encarar a grande maioria dos jogos recentes, incluindo com gráficos no Ultra e resoluções acima do Full HD.

- Continua após a publicidade -

Ou seja, no caso da RTX 3060, a Nvidia acabou seguindo a máxima do "melhor sobrar do que faltar" e resolveu mirar na quantidade mais alta de memória, o que acaba sendo positivo para o uso de recursos como Ray Tracing. A RTX 2060 também usa memória de 192 bits e possui apenas 6 GB de VRAM GDDR6, o que acaba limitando a placa em cargas mais pesadas no uso do traçado de raios em tempo real em certos games. 

Custo-benefício

A Nvidia também explica que fazer a placa de vídeo com 8 GB de memória dedicada em 256 bits poderia encarecer o produto, que é baseado no chip GA106. Com isso, no final das contas, utilizar os 12 GB em 192 bits acaba sendo mais barato que optar por menos VRAM.

"Para fazer uma RTX 3060 com barramento de 256 bits seria necessário usar outra GPU (maior, como a GA104 da RTX 3060Ti), que tenha barramento de memória de 256 bits", explica Ziebert. A interface mais veloz também exigiria o uso de mais chips de memória (oito ao invés de seis). "Ambos os componentes encareceriam a placa", explica o responsável pelo marketing técnico da Nvidia.

A RTX 3060 será lançada no exterior em fevereiro e estará disponível na versão Founders por US$ 329. O produto ainda não tem previsão de chegada ou preço para o Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.