Créditos: Divulgação: Intel

11ª geração Intel Core aparece derrotando Ryzen 9 5900X

Processadores de mesa da nova geração terão no máximo 8 núcleos

A apresentação da Intel está a poucas horas de acontecer, mas a largada parece ter sido queimada com um vazamento do site Geeknetic. A publicação colocou no ar vários slides que parecem bastante verossímeis sobre as características da nova geração de produtos para desktops da Intel, a Rocket Lake.

A 11ª geração core, codinome Rocket Lake, já tem muito de suas características anunciadas, e a publicação traz algumas novidades. Uma das mais relevantes é um dado mais preciso sobre a evolução das instruções por ciclo de processamento, o IPC. A empresa havia afirmado que pretendia trazer ganhos na casa dos "dois dígitos" e de acordo com o vazamento do Geeknetic, o ganho será na casa dos 14%.

O ganho de IPC torna possível para os novos núcleos Cypress Cove entregar 14% mais desempenho por ciclo de processamento comparado aos processadores da geração Comet Lake, mudança relevante tanto para ganho de performance em produtos high-end, como também para o aumento da eficiência dos produtos.

- Continua após a publicidade -

Para mostrar o desempenho, a empresa fez uma demonstração colocando Metro Exodus rodando em dois sistemas equipados com gráficos GeForce RTX 3080 da Nvidia, sendo uma bancada equipada com o CPU de 12 núcleos Ryzen 9 5900X, atualmente o processador mais rápido para jogos do mercado, e um Core i7 de oito núcleos não claramente identificado. O sistema Intel entregou uma média de 156 quadros por segundo versus os 147 quadros por segundo do sistema baseado em AMD.

O resto das mudanças já são conhecidas. Agora o suporte nas memórias foi ampliado a até 3200MHz, equilibrando a concorrência com os modelos AMD Ryzen. As linhas PCIe foram ampliadas para 20, 4 a mais que a antecessora e trazendo suporte ao protocolo PCIe 4.0.

Para trazer suporte a essa quantidade adicional de linhas PCIe será preciso o uso de um novo chipset da série 500, que também será introduzida junto com os modelos Rocket Lake.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade relevante são nos gráficos integrados, com o uso dos do Intel Xe e saltos de 50% comparado à iGPU da geração anterior.

Curiosamente há um retrocesso nessa nova geração. Com o limite de até 8 núcleos para essa família de produtos, o Core i9 deixa de ser um modelo deca-core, como acontecia em modelos como o Core i9-10900K, e passa a vir na configuração de oito núcleos e 16 threads.

Com a CES 2021 em sua versão digital rolando, devemos ter mais novidades sobre os produtos da Intel e de suas concorrentes. Hoje, às 18 horas, horário de Brasília, Gregory Bryant, vice-presidente executivo e diretor geral do Client Computing Group da Intel, vai apresentar uma keynote e potencialmente podemos ter a confirmação dessas informações e mais lançamentos e anúncios. Além da Intel, também teremos keynotes da AMD e da Nvidia essa semana, e estaremos de olho nas novidades de ambas em lives que vão ao ar amanhã.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Geeknetic
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.