Créditos: Divulgação/Gigabyte

Gigabyte anuncia placas AORUS Z590 para CPUs Intel LGA1200 Intel Rocket Lake-S

Novas placas-mãe contam com suporte para PCIe 4.0, sistema de resfriamento aprimorado e USB 4 pela primeira vez
Por Ana Luiza Pedroso 11/01/2021 15:22 | atualizado 11/01/2021 15:24 Comentários Reportar erro

A Gigabyte acaba de anunciar as suas novas placas-mãe Z590 AORUS, com suporte aos processadores Intel Core Rocket Lake-S de 11ª geração. Entre as principais novidades está o suporte para PCIe 4.0, que traz novas possibilidades de velocidade para SSDs especialmente e, atualiza o design VRM, de até 20 fases.

Segundo o comunicado da empresa, a linha Z590 AORUS é equipada com o melhor design de energia e gerenciamento térmico. A placa pretende otimizar o desempenho de overclock nos próximos processadores Intel Core de 11ª Geração. São duas opções, a Z590 AORUS e a  Z590 AORUS XTREME. 

A GIGABYTE Z590 AORUS apresenta, nos melhores modelos, até 10 camadas de PCB, para melhor dissipação de calor. Também faz uso de torneamento de memória Daisy Chain, para melhorar o desempenho geral das memórias em overclock

A GIGABYTE Z590 AORUS suporta PCIe 4.0 via nos slots M.2, capaz de oferecer velocidades de até 7.000 MB/s

As placas-mãe são equipadas com design Thermal Guard II, Smart Fan 6. Isso garante maior gerenciamento de energia, níveis térmicos e áudio. A GIGABYTE Z590 AORUS também terá PCIe 4.0 nos slots M.2, indicando o padrão do chipset. Além de alcançar velocidades de até 7.000 MB/s, também disponibiliza configurações RAID, que fornece taxas de acesso de mais de 20.000 MB/s.

- Continua após a publicidade -

A empresa destaca que as novas placas-mãe possuem design de potência avançado, que pode fornecer até 2.100 Amps. Além disso, também possibilita melhor equilíbrio de potência, com até 20 + 1 fases na Xtreme, oferecendo até 100 amperes de design de estágios de potência DrMOS.

Segundo a fabricante, as novas placas-mãe tem foco renovado na dissipação de calor. O rojeto Fins-Array II apresenta dissipador com aletas empilhadas, de forma redesenhada. A área de superfície foi aumentada em três vezes, comparadas com os modelos de dissipação tradicionais. 

As novas Gigabyte Z590 AORUS possuem a tecnologia Direct-Touch Heatpipe II, que apresenta um heatpipe de toque direto maior de 8 mm. A distância foi reduzida, permitindo que tenha uma maior área de contato entre o heatpipe e o dissipador de calor. O objetivo é acelerar a transferência de calor dos VRMs para o dissipador de calor, reduzindo as temperaturas significativamente de acordo com a empresa.

Para complementar, a Gigabyte implementou uma "almofada" térmica LAIRD 7.5W / mK de nova geração. Segundo informações da empresa, ela consegue oferecer quatro vezes mais dissipação de calor, em comparação com as almofadas térmicas tradicionais. 

A Gigabyte promete que as novas placas Z590 conseguem oferecer 4X mais dissipação de calor

- Continua após a publicidade -

A Gigabyte informa que os novos modelos possuem capacidade de memória de até 32 GB por slot. A fabricante também informa que os usuários vão poder desfrutar de um desempenho de RAM com overclock estável acima de XMP 5000 MHz.

Placas Z590 serão as primeiras com USB 4

Outra novidade, a linha Z590 AORUS apresenta suporte para USB4(primeiras placas a trazer suporte a nova conexão), 3.2 Gen2x2, slots 3.2 Gen2, Ethernet 2.5G e 10G, conectores de áudio e interface de expansão Thunderbolt 4. Também oferece opção de conexão Ethernet Intel 2,5 Gbps, com velocidade ultrarrápida, sendo 2,5 mais rápida do que Gigabit Ethernet. 

Também há um novo adaptador de rede Intel WiFi 6E 802.11ax com nova banda de frequência exclusiva de 6 GHz. Também está disponível uma antena inteligente WiFi AORUS de banda tripla (2,4 GHz / 5 GHz / 6 GHz), capaz de oferecer velocidade de transmissão de até 2,4 Gbps.

Outro aspecto que foi redesenhado foi o áudio. Os modelos topo de linha vão trazer um novo chip de áudio Realtek. A empresa informa que os novos modelos Z590 apresentam tecnologia WIMA FKP2, fornecendo qualidade de estúdio. Isso garante que os usuários vão ter maior fidelidade nos sons reproduzidos em seus PCs. 

Por fim, as placas-mãe Z590 AORUS suportam tecnologias como iluminação LED e Q-Flash Plus. Isso garante que os usuários consigam fazer o flash de um arquivo BIOS sem instalar CPU, RAM, GPU e outros periféricos. A BIOS foi completamente renovada, com interface gráfica totalmente modificada. Agora, ela exibe informações importantes como velocidades de clock, memória, dispositivos de armazenamento, entre outros dados.

A Gigabyte ainda não revelou informações sobre o preço e nem a disponibilidade dos novos modelos de placas-mãe. Ainda não há site oficial das placas e nem detalhes de imagens foram mostrados. É esperado que um novo anúncio seja feito em breve.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.