Créditos: VWorld

Novo Intel Rocket Lake-S chegou a 6.9 GHz em overclock usando nitrogênio líquido

Não sabemos o exato modelo do processador, mas os rumores indicam um i9-11900K ou i7-11900K

Dois vídeos do VWorld, no Twitter, vazaram um experimento bem impressionante envolvendo a nova linha de processadores da Intel. Neles, podemos ver um processo de overclock em um processador não identificado da 11ª geração da série Rocket Lake-S de CPUs Intel atingindo assombrosos 6.9 GHz (6,923 MHz) em frequência usando resfriamento de nitrogênio líquido.

Se tratando de overclock, o Core i9-10900K da geração atual, chegou nos 7.7 GHz (7,707 MHz), então o novo Rocket Lake-S, por enquanto, ainda tem que comer mais um pouco de feijão pra alcançar o recorde do Comet Lake. Toda via, o Comet Lake ainda possui a arquitetura Skylake, igual das gerações anteriores. Já o esperado Rocket Lake conta com os novos cores Cypress Cove, ou seja, vai ser interessante ver até onde essa nova linha consegue chegar.

Mesmo que os detalhes estejam escassos, o processador usado nos vídeos pode ser um Core i9-11900K, embora seja impossível dizer com certeza já que o Rocket Lake-S atinge a mesma frequência em todos os cores. Entretanto, especificações vazadas da nova linha diz que os Core i7 também serão equipados com oito núcleos, significando que o divisor desses dois processadores será a frequência. 

A rápida captura de tela mostrando o CPU-Z mostra que o chip misterioso possui 16MB de L3 cache e 4MB de L2 cache, coincidindo com as especificações do Rocket Lake-S. Para comparação, os Comet Lake-S contam com 256KB de L2 cache por núcleo, enquanto os novos Rocket Lake-S suportam 512KB por núcleo. Nos vídeos, o processador mostrado suporta AVX512FSHA, duas instruções que estão nos Rocket Lake-S e não nos Comet Lake-S. 

- Continua após a publicidade -

Sobre a placa-mãe, especulasse que pela interface da BIOS e o design do PCB trata-se de uma Gigabyte, provavelmente da série Z590, da linha da Aorus. O overclocker ainda conseguiu empurrar as memórias para 6666 MHz de frequência à 1.83V

É esperado que a Intel mostre sua nova linha de processadores na CES 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: VWorld
  • Redator: Mateus Alexandre

    Mateus Alexandre

    Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.