
Gigabyte Z590 AORUS Xtreme, placa-mãe top de linha da empresa, tem foto e detalhes divulgados
A placa vai contar com wi-fi mais rápido e um novo codec de áudio da RealtekA Gigabyte está se preparando para lançar sua nova linha 500 de placas-mãe na próxima semana. A placa de socket LGA1200 promete ser uma atualização da linha Aorus Xtreme, com novos recursos e wi-fi mais rápido. A Z590 vai contar com 20+1 power stages digitais, contra 16+1 da geração anterior, a Z490. A placa-mãe também vai estar equipada com portas de rede mais avançadas (1x10Gbe e 1x2.5 Gbe), além de Thunderbolt 4 e wi-fi 6E - um novo padrão que opera numa banda de 6 GHz). Confira uma imagem da nova placa:
A placa-mãe ainda conta com três slots PCIe de 16x, sendo dois deles compatíveis com Gen4. Apesar de contar com três slots M.2, apenas dois suportam PCIe de quarta geração. Similar aos slots PCI x16, o suporte do slot M.2 PCI Gen4 é exclusivo dos CPUs Rocket Lake-S por conta de trilhas adicionais na CPU que suportam armazenamento de alta velocidade.
A Z590 Aorus Xtreme também é a primeira placa-mãe conhecida por suportar o codec de áudio Realtek ALC4080. Esse codec ainda não foi anunciado oficialmente pela Realtek, mas ao que aparenta, placas Z590 topo de linha da Gigabyte e de outras fabricantes irão contar com esse novo codec de áudio da Realtek.
Vale notar que esse segmento high end da Gigabyte representa tudo o que há de melhor para os consumidores, então não espere um produto barato - especialmente aqui no Brasil. Os últimos modelos das Z490 estão custando por volta dos 600 dólares (ou por volta dos 3 mil reais no varejo brasileiro). Se tratando da nova linha 500, não dá pra esperar algo mais barato do que isso.
Todavia, para quem adquiriu uma Z490 recentemente e planeja comprar um novo processador de 11ª geração da Intel, a fabricante confirmou suporte para essa linha de processadores com PCIe 4.0. A nova geração de processadores da Intel é esperada chegar em breve, especificamente em março desse ano.
Fonte: VideocardzEm um remake, você quer: