Índice do Artigo

Nintendo

Microsoft tentou comprar a Nintendo antes de lançar Xbox

Hoje faz oficialmente 20 anos do anúncio oficial da entrada da Microsoft no mercado de jogos, revelando o primeiro Xbox na CES 2001. Para celebrar o aniversário da divisão Xbox, a Bloomberg realizou uma entrevista com a equipe responsável pelo primeiro console da marca, revelando uma situação cômica com uma das rivais da empresa, a Nintendo

A empresa norte americana vinha procurando parceiros para a entrada no mercado de jogos, após uma série de reuniões com algumas empresas para parcerias em compras. Após ouvir uma recusa de compra da EA Games, a Microsoft decidiu se reunir com a fabricante japonesa.

Segundo o diretor de gestão de terceiros da Microsoft na época, Kevin Bachus, as companhias se reuniram sobre uma possível compra da fabricante japonesa. Porém os representantes da Nintendo não ligaram para o interesse de compra, inclusive ficaram rindo da proposta.

“Steve [Ballmer] nos fez ir ao encontro com a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos. Eles riram muito. Tipo, imagine uma hora com alguém rindo de você. Foi assim que a reunião foi.”
– Afirmou Kevin Bachus para a Bloomberg.

Com a abordagem de compra não sendo do interesse da gigante japonesa, a Microsoft tentou mudar a sua proposta, oferecendo um joint venture para a rival. Assim a dona do Xbox ficaria responsável pelo hardware e a Nintendo faria o que sabia de melhor, criar jogos.

YouTube video

Sem nenhuma parceria com a Nintendo, a Microsoft anunciou em 2001 seu próprio console, o Xbox.

A Microsoft teve acesso à um dos modelos de hardware que estava sendo construído pela Nintendo, que na época trabalhava no desenvolvimento do GameCube. Assim, segundo o chefe de desenvolvimento de negócios da Microsoft na época, Bob McBreen, eles usaram como argumento o fato de que o hardware do novo console da empresa japonesa era péssimo.

“O hardware era péssimo e, em comparação com o PlayStation da Sony, era mesmo. Então a ideia era: “Ouça, você é muito melhor nas partes relacionadas a jogos, com o Mario e todas essas coisas. Por que você não nos deixa cuidar do hardware? ” Mas não deu certo.”
– Afirmou Bob McBreen na entrevista.

Isso fez com que empresa norte-americana seguisse seu trabalho de procurar estúdios para ter seus próprios jogos exclusivos. Porém, mesmo não conseguindo a parceria com a gigante japonesa, a empresa ainda conseguiu comprar algumas franquias que fizeram sucesso nos consoles da Nintendo, através da compra da Rare.

Com essa compra, a Microsoft conseguiu ficar com as franquias como Battletoads, Conkers Bad Fur Day , Banjo-Kazooie e Perfect Dar, levando-os para a plataforma Xbox.

{conteudo_esquerdo::67358}

Desde então as empresas vem sendo rivais, mas ultimamente ambas vem mostrando certa amizade publicamente. Isso já deu alguns frutos, como uma parceria que levou títulos como Cuphead e ambos os jogos da franquia Ori para o Nintendo Switch.

Via: NeoWin, Bloomberg

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções