
AMD anuncia AGESA 1.1.9.0 melhorando overclock em placas X570
Também temos suporte para o Modern Standby e suporte para "placas-mãe X570 sem ventoinha"A AMD revelou recentemente as quatro principais alterações que sua nova atualização de microcódigo AGESA 1.1.9.0 irá trazer para plataformas Ryzen 5000. Esse update será lançado pelas fabricantes de mainboards e OEMs através de atualizações de firmware BIOS / UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, em português Interface Unificada de Firmware Extensível). O AGESA representa as atualizações de firmware que a AMD disponibiliza para as fabricantes atualizarem suas placas-mãe.
Primeiramente, o novo AGESA traz um aprimoramento do suporte a overclocking de fabrica na faixa de FCLK 1800 MHz a 2000 MHz. lembremos aqui que o limite típico, como menciona o Tom'sHardware, é de 1600 MHz.
Este suporte expandido permitirá que os usuários executem sua memória de maior frequência, como DDR4-3800 e DDR4-4000, no modo 1: 1: 1 que, por sua vez, oferece menor latência.
Além disso, o update traz o suporte para o estado de energia S0i3 do Windows 10, mais conhecido como Modern Standby ou estado de repouso. Outra mudança que deixou algumas pessoas confusas foi o suporte para "placas-mãe X570 sem ventoinha". A questão ganha uma certa ambiguidade, pois não sabemos se isso significa um modo de fan-down nas placas-mãe X570 existentes ou se uma nova onda de placas-mãe sem refrigeração ativa baseadas nesse chipset (no caso, placas-mãe X570 com refrigeração passiva) está chegando. Uma dessas placas seria a ASUS ROG Crosshair VIII Dark Hero.
Essa informação fica mais interessante quanto notamos que não é tão comum ouvirmos falar de suporte expandido para placas-mãe X570 com refrigeração passiva. A maioria das placas X570 atuais precisam de resfriamento ativo ou líquido. A AMD ainda não compartilhou detalhes sobre isso, mas existe a possibilidade de recebermos novos estados de energia que permitem que o chipset opere com um TDP mais baixo enquanto mantém desempenho.
Por fim, o quarto grande destaque que a AMD menciona são "melhorias gerais de estabilidade"
Até agora, não há datas para o novo código AGESA da AMD chegar para as placas-mãe X570 atuais, mas a estimativa mencionada é entre janeiro e fevereiro deste ano.
Via: Tomshardware, TechPowerUpEm um remake, você quer: