Índice do Artigo

Hardware

Ex-Intel e AMD, Jim Keller é contratado pela startups de chips para IA Tenstorrent

Ex-Intel e AMD, Jim Keller é contratado pela startups de chips para IA Tenstorrent
Créditos: HPCWire

O executivo Jim Keller foi contratado pela startup canadense Tenstorrent, que é conhecida pela sua proposta de trazer ao mercado a primeira arquitetura de inteligência artificial realmente dinâmica. Keller é bastante conhecido no mercado de tecnologia, pois já atuou como guru dos chips da Intel e da AMD.

Ele também trabalhou para a Tesla, servindo como o vice-presidente de engenharia de hardware do Autopilot. Agora, ele chega para a Tenstorrent ocupando três cargos diferentes: de presidente, diretor de tecnologia e membro do conselho de diretores.

“Software 2.0 é a maior oportunidade para inovação em computação em um longo tempo. A vitória requer uma reimaginação extensiva da computação e de softwares de baixo nível. A Tenstorrent fez um progresso impressionante, e com a arquitetura mais promissora do mercado, estamos no caminho para nos tornarmos uma gigante da próxima geração da computação”.
Jim Keller, novo diretor de tecnologia da Tenstorrent

Jim Keller é um conhecido do fundador da Tenstorrent, Ljubisa Bajic, há tempos. Ambos trabalharam juntos na AMD, e Keller foi a primeira pessoa a oferecer dinheiro para financiar a nova startup.


Fonte: Tenstorrent

De acordo com o site Tom’s Hardware, o novo diretor de tecnologia da Tenstorrent possui fama de ser um líder durante momentos importantes de transformação nas empresas por onde passou.

O caso mais recente a provar isso foi quando ele se juntou à Intel em 2018. Junto de Raja Koduri e de Murthy Renduchintala, Keller foi responsável por criar uma nova estratégia baseada em seis pilares.

Esses pilares são: inovações no processo e no envelopamento; arquiteturas diversas;  redefinir hierarquia de memória e armazenamento; interconexões em hiperescala; segurança baseada em confiança; e software unificado. Através deles, a fabricante norte-americana de CPUs conseguiu se recuperar de um longo período de atrasos em seu roadmap.

Em junho de 2020, porém, Jim Keller anunciou a sua saída da Intel por motivos pessoais. Isso foi visto como um indicativo de que os planos da empresa de voltarem ao seu curso desejado empacaram.

Via: Tom’s Hardware, Videocardz, HPCWire

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções