Créditos: HPCWire

Ex-Intel e AMD, Jim Keller é contratado pela startups de chips para IA Tenstorrent

Executivo também trabalhou na Tesla e será diretor de tecnologia da firma

O executivo Jim Keller foi contratado pela startup canadense Tenstorrent, que é conhecida pela sua proposta de trazer ao mercado a primeira arquitetura de inteligência artificial realmente dinâmica. Keller é bastante conhecido no mercado de tecnologia, pois já atuou como guru dos chips da Intel e da AMD.

Ele também trabalhou para a Tesla, servindo como o vice-presidente de engenharia de hardware do Autopilot. Agora, ele chega para a Tenstorrent ocupando três cargos diferentes: de presidente, diretor de tecnologia e membro do conselho de diretores.

"Software 2.0 é a maior oportunidade para inovação em computação em um longo tempo. A vitória requer uma reimaginação extensiva da computação e de softwares de baixo nível. A Tenstorrent fez um progresso impressionante, e com a arquitetura mais promissora do mercado, estamos no caminho para nos tornarmos uma gigante da próxima geração da computação".
Jim Keller, novo diretor de tecnologia da Tenstorrent

Jim Keller é um conhecido do fundador da Tenstorrent, Ljubisa Bajic, há tempos. Ambos trabalharam juntos na AMD, e Keller foi a primeira pessoa a oferecer dinheiro para financiar a nova startup.


Fonte: Tenstorrent

- Continua após a publicidade -

De acordo com o site Tom's Hardware, o novo diretor de tecnologia da Tenstorrent possui fama de ser um líder durante momentos importantes de transformação nas empresas por onde passou.

O caso mais recente a provar isso foi quando ele se juntou à Intel em 2018. Junto de Raja Koduri e de Murthy Renduchintala, Keller foi responsável por criar uma nova estratégia baseada em seis pilares.

Esses pilares são: inovações no processo e no envelopamento; arquiteturas diversas;  redefinir hierarquia de memória e armazenamento; interconexões em hiperescala; segurança baseada em confiança; e software unificado. Através deles, a fabricante norte-americana de CPUs conseguiu se recuperar de um longo período de atrasos em seu roadmap.

Em junho de 2020, porém, Jim Keller anunciou a sua saída da Intel por motivos pessoais. Isso foi visto como um indicativo de que os planos da empresa de voltarem ao seu curso desejado empacaram.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, Videocardz, HPCWire
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.