Créditos: Federico Vitale/Unsplash

Sony encerra produção de maioria dos modelos de PS4 no Japão

No site dos Estados Unidos, até mesmo o PS4 base estava fora de estoque

De acordo com o site japonês Game Watch, a Sony anunciou que os modelos de PlayStation 4 além do base terão sua produção encerrada. A decisão é um passo que busca incentivar a produção de mais PS5, que após o lançamento em novembro, teve o estoque esgotado rapidamente.

Na página japonesa da Sony, apenas o PlayStation 4 Slim preto de 500GB está disponível; o PlayStation 4 Pro foi removido da página.

Sony/Reprodução

No site dos Estados Unidos, o modelo Pro até aparece, mas apenas o PS4 base possui um botão “comprar”. E mesmo assim, está fora de estoque. Além disso, quaisquer outras cores estão indisponíveis.

Sony/Reprodução

O PlayStation 4 com o design inicial já foi descontinuado. A empresa usa o PS4 Slim como console base desde 2016. O PlayStation 4 Pro está tendo sua produção encerrada apenas quatro anos após o lançamento.

- Continua após a publicidade -

Com esses consoles fora de linha, a Sony possui mais espaço nas linhas de produção e mais orçamento para investir na fabricação de mais PlayStation 5, já que o console sofreu com a falta de estoque. 

Outra questão é que o PS4 Pro oficialmente custava o mesmo que um PlayStation 5 Digital Edition e não possuía a mesma capacidade.

A Microsoft também adotou uma estratégia parecida antes do lançamento dos Xbox Series X e Xbox Series S. Em julho de 2020, a empresa de Redmond descontinuou a produção do Xbox One X e do Xbox One S All Digital, ficando apenas com o console base, o Xbox One S.

Além da falta de estoque nos sites, algumas lojas físicas no Japão começaram a avisar aos clientes que não receberão mais remessas dos modelos PS4 500GB Glacier White, PS4 1TB Jet Black, PS4 1TB Glacier White, PS4 2TB Jet Black e PS4 Pro 1TB Glacier White.

- Continua após a publicidade -

PSX/Reprodução

Mesmo com o encerramento dessas produções, a Sony anunciou em julho de 2020 que o PlayStation continuará tendo suporte e recebendo novidades, possivelmente até 2022. Eric Lempel, gerente de marketing da Sony, garantiu:

O PlayStation 4 faz parte de tudo que fazemos, e continuará sendo parte de tudo que fazemos. Há muito para o console chegando.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Game Watch, Neowin
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.