
Preços de componentes eletrônicos devem continuar subindo em 2021; veja o motivo
Fábricas como a TSMC já estão aumentando o valor cobrado das suas clientesO preço dos componentes eletrônicos baseados em chips semicondutores deverá continuar subindo em 2021, conforme aponta um relatório divulgado pelo site The Elec. Isso porque ainda há problemas com a capacidade de produção de tais produtos, especialmente num período onde a demanda tem se mantido estável ou até mesmo crescido.
A maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), já anunciou que vai reverter a sua política de corte de preços. Com isso, até mesmo os maiores clientes da fábrica terão que pagar um valor maior do que o previsto na fabricação dos seus componentes customizados.
O motivo para isso, de acordo com o relatório, seria a alta demanda pelos serviços da TSMC. Algo parecido estaria acontecendo com a GlobalFoundries, que está operando com todas as suas fábricas em 100% da capacidade. Até mesmo a Samsung Electronics estaria com a sua capacidade de produção saturada.
Fonte: PxHere
De acordo com o site Gizmo China, outras fábricas de chips como a UMC e a VIS aumentaram o valor cobrado para a produção de designs customizados. Já a DB HiTek, da Coreia do Sul, teria aumentado seus preços em até 20%, num momento em que suas fábricas estão operando em 100% da capacidade máxima.
No final das contas, isso tudo vai resultar em apenas uma coisa: aumento no preço das memórias e de produtos baseados em chips semicondutores nos próximos meses. O preço de módulos de RAM deverá subir cerca de 5% no primeiro trimestre de 2021.
Isso em cima do aumento de 30% que já havia sido verificado nesse tipo de produto apenas entre novembro e dezembro de 2020. Até mesmo fabricantes de componentes para telas LCD, como a Novatek, também estão com as suas fábricas saturadas.
Já o preço para chips controladores de drives de estado sólido (SSDs) deverá crescer 20% nos próximos três meses. Isso porque as fabricantes dessas peças não estão conseguindo suprir a demanda do mercado.
O resultado final deve ser um aumento de 5% no preço de dispositivos de armazenamento, incluindo chips eMMC e UFS de tablets e celulares.
Via: Gizmo China Fonte: The ElecEm um remake, você quer: