
Gigabyte lança nova revisão da AORUS GeForce RTX 3080 MASTER com 3 conectores de energia
A recomendação mínima de fonte de alimentação para esta placa de vídeo passou de 750W para 850WA Gigabyte lançou uma nova revisão da sua placa de vídeo AORUS GeForce RTX 3080 MASTER. Até o momento, a única diferença encontrada entre a primeira e a segunda revisão é a presença de um terceiro conector de energia de 8 pinos na revisão mais recente.
No entanto, a AORUS GeForce RTX 3080 MASTER não precisa dos três conectores de energia de 8 pinos, pois os dois conectores de energia de 8 pinos em conjunto com o conector PCI Express são capazes de oferecer 375W, que é o suficiente para este modelo de placa de vídeo.
Créditos: Gigabyte
Portanto, provavelmente, isso seria um indicativo de que a Gigabyte esteja planejando aumentar o TGP (Total Graphics Power, que é quantidade máxima de energia que a fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer à placa gráfica) deste modelo de placa de vídeo, mas como as especificações desta nova revisão ainda não foram divulgadas pela fabricante, não é possível confirmar esta informação.
Créditos: Gigabyte
Uma outra justificativa para esta mudança, seria a otimização de custos de fabricação por parte da Gigabyte, pois a AORUS GeForce RTX 3080 XTREME e a AORUS GeForce RTX 3080 MASTER são praticamente a mesma placa de vídeo, se desconsiderarmos o aumento das velocidades de clocks. Por conta disso, ao unificar os layouts de energia, a Gigabyte poderia facilmente utilizar as GPUs que não se qualificaram para a variante XTREME na variante MASTER.
É importante destacar que esta não é a primeira vez que a Gigabyte lança uma nova revisão de uma placa de vídeo, inclusive alguns modelos chegaram a ter três revisões. E, na maioria das vezes, as diferenças entre as revisões não são perceptíveis ao analisar as imagens (que na realidade são renderizações) oficiais.
Com base nisso, existe a possibilidade de esta nova revisão possuir outras mudanças, além do conector de energia de 8 pinos adicional, mas, no momento, não é possível saber se estas outras mudanças existem e nem quais são elas.
Em relação as velocidades de clocks, a segunda revisão da AORUS GeForce RTX 3080 MASTER mantém as mesmas velocidades de clocks da primeira revisão, ou seja, ela possui um clock base de 1440 MHz e um boost clock de 1845 MHz.
Por fim, no site da Gigabyte não ficou explícito se a primeira revisão já parou de ser fabricada ou se ambas as revisões serão fabricadas e comercializadas simultaneamente.
Fonte: VideoCardz, Tom's HardwareEm um remake, você quer: