Créditos: Reprodução / Gigabyte

Gigabyte lança nova revisão da AORUS GeForce RTX 3080 MASTER com 3 conectores de energia

A recomendação mínima de fonte de alimentação para esta placa de vídeo passou de 750W para 850W

A Gigabyte lançou uma nova revisão da sua placa de vídeo AORUS GeForce RTX 3080 MASTER. Até o momento, a única diferença encontrada entre a primeira e a segunda revisão é a presença de um terceiro conector de energia de 8 pinos na revisão mais recente.

No entanto, a AORUS GeForce RTX 3080 MASTER não precisa dos três conectores de energia de 8 pinos, pois os dois conectores de energia de 8 pinos em conjunto com o conector PCI Express são capazes de oferecer 375W, que é o suficiente para este modelo de placa de vídeo.

Gigabyte AORUS GeForce RTX 3080 MASTER
Créditos: Gigabyte

Portanto, provavelmente, isso seria um indicativo de que a Gigabyte esteja planejando aumentar o TGP (Total Graphics Power, que é quantidade máxima de energia que a fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer à placa gráfica) deste modelo de placa de vídeo, mas como as especificações desta nova revisão ainda não foram divulgadas pela fabricante, não é possível confirmar esta informação.

Gigabyte AORUS GeForce RTX 3080 MASTER
Créditos: Gigabyte

Uma outra justificativa para esta mudança, seria a otimização de custos de fabricação por parte da Gigabyte, pois a AORUS GeForce RTX 3080 XTREME e a AORUS GeForce RTX 3080 MASTER são praticamente a mesma placa de vídeo, se desconsiderarmos o aumento das velocidades de clocks. Por conta disso, ao unificar os layouts de energia, a Gigabyte poderia facilmente utilizar as GPUs que não se qualificaram para a variante XTREME na variante MASTER.

- Continua após a publicidade -

Gigabyte AORUS GeForce RTX 3080 MASTER


Créditos: Gigabyte

É importante destacar que esta não é a primeira vez que a Gigabyte lança uma nova revisão de uma placa de vídeo, inclusive alguns modelos chegaram a ter três revisões. E, na maioria das vezes, as diferenças entre as revisões não são perceptíveis ao analisar as imagens (que na realidade são renderizações) oficiais.

Com base nisso, existe a possibilidade de esta nova revisão possuir outras mudanças, além do conector de energia de 8 pinos adicional, mas, no momento, não é possível saber se estas outras mudanças existem e nem quais são elas.

- Continua após a publicidade -

Em relação as velocidades de clocks, a segunda revisão da AORUS GeForce RTX 3080 MASTER mantém as mesmas velocidades de clocks da primeira revisão, ou seja, ela possui um clock base de 1440 MHz e um boost clock de 1845 MHz.

Por fim, no site da Gigabyte não ficou explícito se a primeira revisão já parou de ser fabricada ou se ambas as revisões serão fabricadas e comercializadas simultaneamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz, Tom's Hardware
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.