Créditos: Videocardz

Processadores Intel Core de 12ª geração podem suportar PCIe 5.0

Os rumores falam sobre Alder Lake-P, mas não necessariamente da linha S (desktop)

De acordo com novos rumores, os processadores Intel Core da 12ª geração, chamados de Alder Lake, além de trazer um novo soquete e litografia de 10nm para os processadores da empresa, também trarão suporte para a interface PCI Express 5.0. Essa informação, que não é confirmada, surgiu através do Coreboot, um substituto de código aberto para UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, em português Interface Unificada de Firmware Extensível).

Os primeiros rumores afirmavam que os processadores Alder Lake de 12ª geração suportariam os padrões PCIe 5.0 e PCIe 4.0. Porém, o código mencionado estaria relacionado especificamente com modelos codinome Alder Lake-P (ADL-P), que ainda não se sabe exatamente de que categoria é. O processador supostamente oferece um canal PCIe 5.0 x8 ou dois PCIe 4.0 x4. PCIe 5.0 x8 é essencialmente equivalente a PCIe 4.0 x16 -  portanto, a interface é boa para até 32 GBps de largura de banda, o que, de acordo com o Tom'sHardware, é mais do que qualquer dispositivo atual baseado em PCIe pode consumir. Nesse contexto, não é certo que essa mesma configuração chegará aos Alder Lake-S.

Por outro lado, um patch coreboot anterior revelou que Alder Lake-P poderia ter no máximo 14 núcleos, seis núcleos Golden Cove e oito núcleos Gracemont.

Não será uma surpresa se o suporte a PCIe 5.0 chegar aos Alder Lake de fato, já que eles marcarão uma grande mudança para a linha Intel Core -  os primeiros 10nm da empresa, soquete diferente e naturalmente novas tecnologias. Além disso, a empresa demorou para implementar o PCIe 4.0 nos seus CPUs, que chega agora com a 11ª geração Core, dando margem para um salto para a nova versão.

- Continua após a publicidade -

Tratando-se do resto do mercado, existem alguns produtos PCIe 4.0 convencionais, incluindo placas de vídeo e SSDs M.2. Para processadores, apenas os componentes principais Ryzen 3000 e Ryzen 5000 da AMD adotaram o padrão PCIe 4.0 em uma plataforma de desktop, mas como já amplamente vazado, a linha Core de 11ª geração também trará o suporte.


Via: Tomshardware
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.