Créditos: Reprodução/GmanModz

Modder consegue fazer um console portátil com a placa-mãe original do N64

O dispositivo não é um emulador, ele é um Nintedo 64 real, de tamanho reduzido

O famoso modder GmanModz conseguiu desenvolver o menor Nintendo 64 do mundo. O dispositivo criado é pouco maior que os cartuchos dos games e chega a ser menor que um controlador do console. O projeto é totalmente funcional, criando um console portátil. Ele apresenta alguns problemas, mas cumpre o objetivo. 

O GmanModz já é famoso na comunidade modder. Esse não é o primeiro projeto que ele realiza. No passado ele já desenvolveu um console no formato inspirado em Game Boy Advance SP, duas vezes. No projeto de N64 houve um desafio a mais: não usar placas de terceiros, já modificadas, que poderiam facilitar o desenvolvimento. O modder afirma que "não seria justo". 

O dispositivo criado não é um emulador. Ele é um Nintendo 64 real, com o tamanho reduzido. Ou seja, ele foi desenvolvido para ser portátil, com tela, bateria e controles. A placa-mãe usada é a original do console de tamanho normal, apenas adaptações foram feitas. Os games rodam no cartucho, assim como no console original.

A tela do console é de 3,5 polegadas, com resolução 320 x 240. O modder usou plásticos diferentes na parte traseira para revestir, tornando o material mais resistente ao calor gerado. É importante considerar esse problema, uma vez que a mesma placa-mãe pensada para um espaço maior, com mais ventilação, está sendo utilizada. 

- Continua após a publicidade -

Um dos problemas encontrados com o console é na duração de sua bateria. Como o dispositivo é pequeno, uma grande capacidade não foi possível ser colocada. É possível jogar por cerca de uma hora e meia, antes de precisar colocar o console na tomada novamente. 

O próprio GmaModz admite "A duração da bateria é uma droga, é desconfortável segurá-la. Mas ei, o meu Nintendo 64 cabe no meu bolso. E o seu N64?". Como um projeto independente, não há a intenção da comercialização do produto. Ele apenas prova as possibilidades de desenvolvimento. 

No vídeo, que está disponível acima, o modder admite que essa não é a melhor experiência com o console. A tela é menor do que de costume e não é possível ter jogabilidades longas. Apesar disso, o desafio foi concluído com sucesso. Esse é o menor Nintendo 64 já feito, usando a placa-mãe original de 1997. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.