Índice do Artigo

Intel

Fabricantes confirmam suporte para Intel Core de 11ª geração em placas da série 400

Fabricantes confirmam suporte para Intel Core de 11ª geração em placas da série 400
Créditos: TechnoPat

A Intel não parece pronta para confirmar que as placas-mãe já lançadas da série 400 terão suporte aos processadores Rocket Lake-S de 11ª geração, mas as fabricantes decidiram parar de esperar e começaram a atualizar suas páginas garantindo a compatibilidade. Segundo informações de algumas grandes, como a ASRock, você vai poder usar os novos modelos de CPU no seu socket LGA1200 com chipset da série 400.

A conta momomo_us no Twitter separou uma lista de modelos de placas da ASRock que foi atualizada declarando suporte à nova série de processadores. E elas não se restringem a modelos Z490 – que são a maioria. Temos também ali uma placa W480 e uma H470, confira:

Vale atentar para uma informação que já era esperada, mas que é bom não esquecer: vai ser necessário atualizar o BIOS para garantir a compatibilidade com os novos processadores.

Enquanto isso, a Biostar foi além no destaque ao suporte. A empresa fez logo um banner promovendo o suporte de suas placas da série Z490 aos processadores da 11ª geração da Intel.

Mas o banner destaca apenas modelos Z490 e parece que o suporte será restrito a eles no caso da Biostar. As páginas de produtos de outros chipsets da série 400 não foram atualizadas com nenhuma promessa de compatibilidade.

Essa diferença entre a ASRock e a Biostar é interessante porque nos informa que o suporte realmente vai depender das fabricantes. Dá pra ver que o processador pode ser ligado ao socket LGA1200 sem problemas, mas a compatibilidade completa fica por conta da fabricante atualizar ou não o produto com o BIOS adequado.

Isso significa que placas de entrada devem ficar de fora para muitas marcas, como costuma acontecer nesses casos. Isso pode estar ligado a uma decisão de marketing, mas também ao suporte a PCIe 4.0, usado pelos novos processadores e que não está presente em qualquer placa-mãe da série 400.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções