
Fabricantes confirmam suporte para Intel Core de 11ª geração em placas da série 400
Processadores Rocket Lake-S devem funcionar sem problemas em sockets LGA1200A Intel não parece pronta para confirmar que as placas-mãe já lançadas da série 400 terão suporte aos processadores Rocket Lake-S de 11ª geração, mas as fabricantes decidiram parar de esperar e começaram a atualizar suas páginas garantindo a compatibilidade. Segundo informações de algumas grandes, como a ASRock, você vai poder usar os novos modelos de CPU no seu socket LGA1200 com chipset da série 400.
A conta momomo_us no Twitter separou uma lista de modelos de placas da ASRock que foi atualizada declarando suporte à nova série de processadores. E elas não se restringem a modelos Z490 - que são a maioria. Temos também ali uma placa W480 e uma H470, confira:
Vale atentar para uma informação que já era esperada, mas que é bom não esquecer: vai ser necessário atualizar o BIOS para garantir a compatibilidade com os novos processadores.
Enquanto isso, a Biostar foi além no destaque ao suporte. A empresa fez logo um banner promovendo o suporte de suas placas da série Z490 aos processadores da 11ª geração da Intel.
Mas o banner destaca apenas modelos Z490 e parece que o suporte será restrito a eles no caso da Biostar. As páginas de produtos de outros chipsets da série 400 não foram atualizadas com nenhuma promessa de compatibilidade.
Essa diferença entre a ASRock e a Biostar é interessante porque nos informa que o suporte realmente vai depender das fabricantes. Dá pra ver que o processador pode ser ligado ao socket LGA1200 sem problemas, mas a compatibilidade completa fica por conta da fabricante atualizar ou não o produto com o BIOS adequado.
Isso significa que placas de entrada devem ficar de fora para muitas marcas, como costuma acontecer nesses casos. Isso pode estar ligado a uma decisão de marketing, mas também ao suporte a PCIe 4.0, usado pelos novos processadores e que não está presente em qualquer placa-mãe da série 400.
Fonte: Tom's HardwareEm um remake, você quer: