Créditos: Viciados

Launcher da Epic Games eleva temperatura de CPUs Ryzen quando devia estar ocioso

Testes comprovam aumentos de até 20ºC e comunicação intermitente com servidores

A galera que está aproveitando os jogos gratuitos diários da Epic Games Store para dezembro talvez precise ficar atenta pra lembrar de fechar o launcher depois de ativar cada jogo. Isso porque, depois de relatos de usuários no Reddit, o HotHardware comprovou que o app está operando processadores Ryzen mesmo quando deveria estar ocioso. Usuários reportam aumentos de até 20ºC na temperatura do CPU só de ter a Epic Games Store aberta, sem fazer nada.


App da EGS fechado à esquerda e aberto à direita (Reprodução/HotHardware)

A investigação do site mostrou que o app de fato mostrou que o aplicativo requisita alguns núcleos do processador e faz eles trabalharem, mesmo sem estar, teoricamente, fazendo nada. Nenhum jogo está aberto, nem está sendo feito o download de atualizações. O app deveria estar ocioso, mas usa núcleos do processador.

Aproveitando a bateria de testes, o pessoal do HotHardware decidiu verificar como estava o uso de comunicação de dados do computador com o launcher da EGS aberto, usando o conhecido aplicativo Glasswire. Foi verificado que o aplicativo tem picos de comunicação com 22 servidores diferentes, em intervalos de tempo aleatórios.

Um launcher de games se comunicando com seus servidores não é novidade, a Steam também faz isso. Mas o que o site observou é que, num espaço de uma hora, o launcher da Epic Games mandou mais de 514kb de dados para seus servidores. Isso é mais de 14 vezes mais do que a Steam e o Nvidia GeForce Experience enviaram no mesmo período de tempo.

- Continua após a publicidade -

Não há confirmação de que é essa comunicação que eleva as temperaturas do processador - até porque seria difícil de imaginar que aumentaria em 20ºC só pra se comunicar rapidamente com o servidor.

O HotHardware estima que pode ser uma mistura dessa comunicação com má otimização e programação malfeita. O pessoal do Reddit já é mais propenso a teorias da conspiração e levanta a possibilidade da Epic estar usando os processadores para mineração de criptomoedas. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Fonte: Reddit, HotHardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.