GeForce RTX 3080 Ti com 20GB confirmada em lista de futuras placas da ASUS

Nova versão deverá ter a mesma quantidade de núcleos CUDA da RTX 3090

A Asus basicamente confirmou que vai existir uma placa de vídeo da Nvidia chamada GeForce RTX 3080 Ti, e que ela vai ter 20 GB de memória VRAM. Essa é a primeira vez que uma fabricante faz qualquer referência a esse modelo específico num meio oficial.

De acordo com o site Videocardz, essas informações foram encontradas tanto no site de serviços da empresa quanto no site oficial de suporte. Nas listagens, as placas de vídeo aparecem com os códigos ROG-STRIX-RTX3080TI-O20G-GAMINGROG-STRIX-RTX3080TI-20G-GAMING.

A primeira opção deverá ter um overclock de fábrica, enquanto a segunda deverá ver com velocidades de clock de referência. Já os 20 GB de memória de vídeo estão confirmados no próprio código, o que corrobora rumores anteriores sobre esse modelo da Nvidia.

A expectativa é de que a GeForce RTX 3080 Ti será baseada no chip GA102, trazendo-o de maneira completa com os seus 10.496 núcleos CUDA. Caso seja verdade, isso significa que a placa de vídeo terá a mesma quantidade de núcleos que a GeForce RTX 3090.


Fonte: Asus

- Continua após a publicidade -

A grande diferença estaria na quantidade de memória, já que a topo de linha da Nvidia possui 24 GB de VRAM. Outra mudança seria encontrada no TDP, já que a RTX 3080 Ti deverá consumir menos do que a sua irmã maior.

Essa nova placa de vídeo seria uma tentativa da Nvidia de competir melhor com a AMD Radeon RX 6900 XT. O plano inicial da companha seria lançar a RTX 3080 Ti em janeiro, mas especula-se que o modelo teria sido adiado para fevereiro, chegando depois do Ano Novo Chinês.

O que não se sabe é o motivo pelo qual essa placa de vídeo ainda não anunciada pela Nvidia está aparecendo no site da Asus no momento. Isso certamente fez com que os leakers ficassem de olho em outros possíveis modelos inéditos que apareçam no site da Asus.


Fonte: Videocardz

- Continua após a publicidade -

Provavelmente foi assim que eles acharam a GeForce RTX 3060 com 12 GB de memória de vídeo, que também está aparecendo no site da fabricante taiwanesa. A Asus deverá lançar dois modelos diferentes da série ROG Strix baseados na RTX 3060 de 12 GB. Ela ainda estaria planejada para o final de janeiro.

Via: Videocardz
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.