Créditos: Divulgação/Apple

Apple teria garantido 80% da capacidade de produção de chips em 5nm da TSMC para 2021

Empresa da maça deve aproveitar essa fatia da fabricação para produção dos chips da linha iPhone 13

Nesses últimos anos, a fabricante de semicondutores TSMC se tornou uma das principais parceiras da Apple, se tornando a responsável pela fabricação dos chips que são equipados em vários dos produtos da empresa. Com os avanços conseguidos no processo de desenvolvimento e fabricação desses chips, essa parceria vem ficando cada vez mais valiosa para a empresa da maça.

Prova disso está nos mais recentes relatórios vindos diretamente de Taiwan e publicados pelo site CnBeta, da qual informam que a Apple já teria garantido cerca de 80% de toda a fabricação de chips da TSMC baseados no processo de 5 nm planejados para 2021.

Segundo esse relatório, a produção em massa desses novos chips terá início durante o primeiro trimestre do próximo ano, onde é previsto a fabricação de cerca de 9.000 wafers por mês. Além da Apple, empresas como Qualcomm, MediaTek, Broadcom e outras também já garantiram uma parcela da produção desses novos chips da TSMC.

Com essa abundante quantidade de chips reservados, a Apple deve vim com uma grande gama de produtos para o próximo ano. Começando pela nova série iPad Pro, onde de acordo com os mais recentes rumores, a nova família de tablets da empresa usará o chip A14Z Bionic e também o primeiro a trazer uma tela do tipo mini-LED.

Um novo iMac, que deve chegar com o novo chip A14T da Apple e fabricado pela TSMC, também deverá desembarcar no mercado em um futuro próximo. Os vazamentos apontam que essa será a primeira máquina da gigante de Cupertino a contar com uma GPU dedicada.

- Continua após a publicidade -

Como acontece em todo ano, devemos ter a chegada da nova linha de smartphones da marca, com o lançamento dos futuros iPhone 13 acontecendo em setembro. Os novos modelos devem contar com o chip A15 Bionic baseado no futuro processo de 5 nm refinados (chamado de N5P) pela TSMC, trazendo um melhor desempenho e eficiência energética.

Por fim, é aguardado uma grande variedade de produtos com esse novo silício para os próximos 12 meses, e com a grande procura feita por diversas empresas como AMD, Nvidia e Intel por esse estoque de chips, não é surpresa que a Apple tenha garantido sua porcentagem da capacidade de produção de 5nm da TSMC.

Via: WCCFTech Fonte: CnBeta
Tags
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.