Trend Micro considera Mac OS X o sistema mais perigoso

Com a chegada do novo ano, os especialistas em segurança da Trend Micro divulgaram uma lista dos maiores riscos de 2010, divididos por categoria. No ranking, uma surpresa: o Mac OS X foi considerado o sistema operacional mais perigoso, apesar de toda a sua fama de ser praticamente imune a ameaças e códigos maliciosos.

Justificando a escolha, a companhia afirma que, em novembro, a Apple disponibilizou uma atualização de segurança com nada menos que 644MB, cinco meses após o último update.


A Trend Micro não só atenta para o tamanho do patch, que corrigiu múltiplas brechas, e a demora em relação ao anterior, como afirma que "a inclinação da Apple pelo sigilo e os ciclos de atualização longos também aumentam os riscos para os usuÁrios."

Além disso, a popularidade do sistema da Apple tem aumentado, conquistando maiores fatias de mercado, conforme o Crunchgear. Com isso, a plataforma começa a se tornar mais atrativa para os cibercriminosos.

O título de site mais perigoso do ano ficou com o Google, especialmente pelos ataques com técnicas de blackhat SEO e por anúncios maliciosos. O Facebook levou o "prêmio" na categoria rede social e o formato de arquivo que ofereceu maiores riscos foi o PDF. A lista completa pode ser conferida no site da Trend Micro.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.