AMD apresenta o Fusion na CES 2011

A AMD anunciou hoje durante a CES 2011, o lançamento de um novo conceito revolucionÁrio de processamento paralelo: a geração de chips APUs (Unidades de Processamento Acelerado, em português), batizada de Fusion. As APUs da AMD possuem litografia de 32nm e compartilham no mesmo die, tecnologia de CPU multi-core (x86) e de processamento grÁfico com suporte ao DirectX11, aceleração de vídeo em alta definição, além de barramento de alta velocidade que agiliza os dados nos diferentes tipos de núcleos do processador.

"Acreditamos que o Fusion é simplesmente o maior avanço em processamento desde a introdução da arquitetura x86, hÁ mais de quarenta anos", disse Rick Bergman, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Produtos da AMD. "Com a nova tecnologia, possibilitamos que os usuÁrios tenham a experiência da alta definição em qualquer lugar, assim como alta capacidade 3D em notebooks que podem oferecer baterias com autonomia de até 10 horas. Trata-se de uma nova categoria, com abordagem e experiências inéditas para os consumidores."



A AMD espera que, a partir de agora, fabricantes como Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HP, Lenovo, MSI, Samsung, Sony e Toshiba anunciem planos para oferecer sistemas baseados na APU Fusion com valor atraente e preços populares, introduzindo a tecnologia inicialmente para o consumidor final, ou seja, em desktops, notebooks, netbooks e tablets.

- Continua após a publicidade -

Disponibilidade

Inicialmente, a plataforma serÁ voltada principalmente para netbooks, notebooks, nettops e tablets. O Fusion contarÁ com die de 32nm da APU A-Series "Llano", que inclui até quatro cores x86 e GPU com capacidade para DirectX 11, e estÁ programada para ser lançada no primeiro semestre de 2011. Outros modelos (E-series e C-series) fazem parte da família AMD Fusion:

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.