Créditos: Reprodução/ TechPowerUp

NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti deve ser lançada apenas em fevereiro [RUMOR]

Segundo fontes ligadas à indústria, a empresa quer normalizar a produção das atuais GPUS

Uma publicação recente de Igor Wallosek, do site Igor's Lab, informa que a próxima GPU GeForce RTX 3080 Ti, da NVIDIA, será lançada apenas fevereiro. A empresa ainda não confirma a informação do lançamento de uma nova placa de vídeo, porém há muitos rumores que indicam seu lançamento. De acordo com informações anteriores, ela seria anunciada em janeiro, algo que aparentemente não irá ocorrer.

É necessário lembrar que não há nenhuma informação oficial da NVIDIA a respeito da GPU. Todas as informações foram obtidas por meio de fontes ligadas a indústria, que não foram reveladas. O site Igor's Labs é muito relevante internacionalmente em informações sobre hardwares. Apesar disso, pode ser que os planos sejam alterados. 

Dito isso, parece que a NVIDIA está enfrentando problemas para concluir o desenvolvimento da GeForce RTX 3080Ti. Ao que tudo indica, ela será uma intermediária entre a RTX 3080 e a 3090. Sendo, então, pouco melhor que a 3080 e com desempenho um pouco inferior à 3090. 

Os rumores informam que a RTX 3080Ti terá o molde GA102-250, em vez do GA102-300 encontrado na RTX 3090. Até o momento as especulações indicam que ela vai manter os mesmos 1.0496 núcleos CUDA, além dos 82 núcleos RT, 328 núcleos tensor, 328 unidades de textura e 112 ROPs. Uma redução deve ser na capacidade de memória GDDR6X para 20 GB (a RTX 3090 possui 24 GB).

Não há nenhum indicativo a respeito do motivo do adiamento da produção da nova GPU em cerca de um mês. As especulações sugerem que seja devido aos problemas na produção dos modelos já lançados. Anunciar mais um produto neste momento poderia sobrecarregar ainda mais a produção, podendo acarretar em mais atrasos de produção.

- Continua após a publicidade -

Como mencionado, ainda não há nenhuma confirmação da NVIDIA. Isso pode indicar que o lançamento seja adiado ainda mais, como também chegar antes do esperado. Tudo vai depender da normalização da produção das atuais GPUs e da indústria nas próximas semanas. Apesar de não haver nenhuma menção oficial, espera-se que a nova GeForce RTX 3080Ti seja anunciada por US$ 999, que é cerca de R$ 5.120, considerando apenas a atual cotação da moeda. 

Via: TechPowerUp, Igor Lab's, VideoCardz
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.