Créditos: Reprodução / Microsoft

Morre Eric Engstrom, um dos engenheiros responsáveis pela criação do DirectX

Eric tinha 55 anos e faleceu por complicações ocasionadas por um ferimento

Recentemente, o mundo dos jogos perdeu uma de suas figuras mais influentes. De acordo com o Wall Street Journal, o engenheiro da MicrosoftEric Engstrom, faleceu, no dia 01 de dezembro, aos 55 anos, por complicações ocasionadas por um ferimento.

Para quem não o conhece, Eric Engstrom, junto com Alex St. John e Craig Eisler, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do DirectX, que é uma interface de programação que tornou viável a execução de jogos no Windows e abriu caminho para o desenvolvimento do console Xbox.

Eric Engstrom
Créditos: Cindy Engstrom via The Wall Street Journal

Em 1994, Eric Engstrom foi contatado por Alex St. John para ajudá-lo na missão de tornar mais prática a execução de jogos no futuro Microsoft Windows 95. Na época, os desenvolvedores de jogos preferiam utilizar o DOS ao invés do Windows 3.1, pois aquele oferecia uma baixa sobrecarga e um maior controle em relação a este.

Além deste projeto inicial, Eric Engstrom ajudou Alex St. John e Craig Eisler a defender o desenvolvimento do DirectX, pois a Microsoft não apoiava o projeto. Chegou ao ponto do líder do Windows, Brad Silverberg, ter que lutar para manter o emprego dos três desenvolvedores do DirectX.

No entanto, como sabemos, todo esse esforço valeu a pena, pois, apesar de demorar um pouco, o DirectX transformou o Windows na plataforma ideal para jogos de computador. E isso também fez com que a Microsoft tivesse uma base para o desenvolvimento do console Xbox.

- Continua após a publicidade -

Eric Engstrom
Créditos: Kimberly Carney via VentureBeat

Mas estas não foram as únicas contribuições do engenheiro Eric Engstrom, ele também participou do início da indústria de telefonia móvel por meio da sua startup Wildseet, além de contribuir com o desenvolvimento do Windows Mobile e com anúncios para os serviços online da Microsoft.

O DirectX continua sendo a base para muitos jogos no Windows 10 e no Xbox Series X e S, e, provavelmente, continuará sendo relevante por muitos anos. Por conta disso, é seguro dizer que ele deixou sua marca mais duradoura na indústria de jogos, o DirectX. E que a sua presença fará falta para esta mesma indústria.

Fonte: Engadget
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.