Índice do Artigo

PC Games

Morre Eric Engstrom, um dos engenheiros responsáveis pela criação do DirectX

Morre Eric Engstrom, um dos engenheiros responsáveis pela criação do DirectX
Créditos: Reprodução / Microsoft

Recentemente, o mundo dos jogos perdeu uma de suas figuras mais influentes. De acordo com o Wall Street Journal, o engenheiro da Microsoft, Eric Engstrom, faleceu, no dia 01 de dezembro, aos 55 anos, por complicações ocasionadas por um ferimento.

Para quem não o conhece, Eric Engstrom, junto com Alex St. John e Craig Eisler, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do DirectX, que é uma interface de programação que tornou viável a execução de jogos no Windows e abriu caminho para o desenvolvimento do console Xbox.

Eric Engstrom
Créditos: Cindy Engstrom via The Wall Street Journal

Em 1994, Eric Engstrom foi contatado por Alex St. John para ajudá-lo na missão de tornar mais prática a execução de jogos no futuro Microsoft Windows 95. Na época, os desenvolvedores de jogos preferiam utilizar o DOS ao invés do Windows 3.1, pois aquele oferecia uma baixa sobrecarga e um maior controle em relação a este.

Além deste projeto inicial, Eric Engstrom ajudou Alex St. John e Craig Eisler a defender o desenvolvimento do DirectX, pois a Microsoft não apoiava o projeto. Chegou ao ponto do líder do Windows, Brad Silverberg, ter que lutar para manter o emprego dos três desenvolvedores do DirectX.

No entanto, como sabemos, todo esse esforço valeu a pena, pois, apesar de demorar um pouco, o DirectX transformou o Windows na plataforma ideal para jogos de computador. E isso também fez com que a Microsoft tivesse uma base para o desenvolvimento do console Xbox.

Eric Engstrom
Créditos: Kimberly Carney via VentureBeat

Mas estas não foram as únicas contribuições do engenheiro Eric Engstrom, ele também participou do início da indústria de telefonia móvel por meio da sua startup Wildseet, além de contribuir com o desenvolvimento do Windows Mobile e com anúncios para os serviços online da Microsoft.

O DirectX continua sendo a base para muitos jogos no Windows 10 e no Xbox Series X e S, e, provavelmente, continuará sendo relevante por muitos anos. Por conta disso, é seguro dizer que ele deixou sua marca mais duradoura na indústria de jogos, o DirectX. E que a sua presença fará falta para esta mesma indústria.

YouTube video

Via: Engadget

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções