Panda cria lista dos malwares mais extravagantes de 2010

O PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, divulgou os oito vencedores do seu "Oscar" dos malwares, o AnuÁrio do Vírus de 2010.

Para encontrar as ameaças que mais chamaram a atenção no ano que passou, a companhia analisou mais de 20 milhões de variações durante os 12 últimos meses do ano. Confira os vencedores:



1. O Amante Travesso do Mac: Este título foi dado HellRaiser.A, ameaça para o sistema da Apple que, após o usuÁrio permitir a instalação, assume o controle remoto da mÁquina e executa uma série de funções, inclusive abrir a bandeja de DVD.  

2. O Bom Samaritano:
Enviado com uma mensagem de suporte da Microsoft, afirma que um novo patch de segurança para Outlook deve ser instalado imediatamente. Assim que o download é completado, na verdade o usuÁrio depara-se com o rogueware Bredolab.Y, que começa a disparar mensagens dizendo que o sistema esta infectado. O antivírus falso diz que o usuÁrio precisa comprar uma solução completa de antivírus, a qual eles oferecem, mas nunca irão entregar.

3. Poliglota do ano: O prêmio vai para o  MSNWorm, que foi distribuído em 18 línguas através do Messenger, através de mensagens com um link para a visualização de uma suposta foto.

4. O mais audacioso: Como não poderia deixar de ser, o título vai para o Stuxnet, projetado para atingir os sistemas SCADA, usados, por exemplo, em infra-estruturas críticas. O worm explora pelo menos quatro vulnerabilidades dia-zero do Windows para chegar até os softwares de controle de indústrias. Com isso, o código malicioso conseguiu infectar a usina de Bushehr, no Irã.

5. O irritante: O Oscarbot.YQ é o vírus mais chato do ano. Uma vez instalado, o programa passa a abrir diversas telas do computador e do navegador e toda vez que você fecha uma, ele abre outra.

6. O worm mais seguro: O curioso título vai para o Clippo.A. Assim que se instala no computador, ele protege todos os arquivos com senha, impedindo o usuÁrio de acessar seus documentos. O mais estranho é que o worm faz isso sem motivo algum, somente para irritar.

7. Tempos de Crise:
A crise econômica esta afetando diversas economias pelo mundo, e isso também reflete no cybercrime. Alguns anos atrÁs, qualquer ransomware (programas de bloqueio de computadores que exigem resgate para liberÁ-los) exigia mais de US$ 300 para o resgate. Com a crise você, supostamente, poderÁ recuperar seus dados somente com US$ 12 se estiver infectado com o Ramsom.AB.

8. O Mais Mentiroso:
O SecurityEssentials2010 informa ao usuÁrio que o computador esta cheio de vírus e oferece uma solução de antivírus. Isto é exatamente o que faz qualquer tipo de rogueware. No entanto, o design deste malware é tão convincente que garantiu seu lugar no ranking das mais curiosas infecções do ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.