Créditos: ServeTheHome

Supostas imagens mostra CPU Intel Xeon gigante com dois dies

Processador se chamaria Intel Sapphire Rapids e tem 56 núcleos com 112 threads

A Intel estaria se preparando para lançar um processador gigantesco da linha Xeon para servidores, que incluiria dois dies operando em conjunto. Ele se chamaria Intel Sapphire Rapids e teria 56 núcleos operando em HyperThreading, resultando num total de 112 threads.

Essas informações são baseadas em fotografias publicadas por "111alan", um membro do fórum ServeTheHome. De acordo com o site TechPowerUp, o Intel Sapphire Rapids deverá ser produzido numa litografia de 10 nm SuperFin, que possibilitaria extrair mais performance desse design inusitado.

Claro que é necessário ter uma placa-mãe que seja igualmente monstruosa para abrigar um processador desse tamanho. Por isso que a Intel desenvolveu chipsets com um socket LGA6477, que tem esse nome por ter 4.677 pinos para o processador ser conectado. Esses modelos de placa-mãe deverão chegar ao mercado em 2021, junto dos novos processadores Sapphire Rapids Xeon fabricados em 10 nm.


Fonte: ServeTheHome

Ainda segundo a publicação, o processador se aproveita da tecnologia Multi-Chip Package (MCM) da Intel. Isso que possibilitaria o uso de dois dies em conjunto, já que o recurso apresenta um EMIB para interconectar as peças de silício através de um interpositor ativo.

- Continua após a publicidade -

Para completar, essa nova plataforma Intel Sapphire Rapids deve trazer uma série de novas tecnologias para os servidores Xeon. Isso inclui um controlador de memória DDR5 pareado com a funcionalidade Intel Data Streaming Accelerator (DSA), assim como suporte para o protocolo padrão PCIe 5.0.


Fonte: ServeTheHome

Com tudo isso, servidores usando a nova plataforma poderão alcançar uma taxa de transferência de dados de até 32 GT/s. O Intel Sapphire Rapids ainda vai trazer suporte para CXL 1.1 para aceleradores de próxima geração. Ainda não se sabe as configurações finais desse modelo, mas a amostra de engenharia rodava com um clock de 2.0 GHz.

Via: TechPowerUp Fonte: ServeTheHome
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.