Créditos: Divulgação Samsung

Samsung lança app para atualizar os drivers de vídeo nos smartphones Galaxy

Com novo app a empresa agora pode otimizar os drivers dos seus celulares focando um maior desempenho em jogos

No começo do ano a Google lançou a ferramenta GPU Inspector Tool, que permitia os usuários do Android atualizarem os drivers de vídeo de alguns dispositivos, melhorando o desempenho do smartphone em jogos. Com isso a Samsung utilizou o programa da gigante das pesquisas para lançar o GameDriver, aplicativo que trará updates na GPU para os usuários da linha Galaxy S20.

Essas atualizações não irão melhorar apenas o desempenho em games, mas também trará correções de bugs e otimizações para o uso geral dos smartphones.

De acordo com a Samsung, os modelos Galaxy S20, Galaxy S20+, Galaxy S20 Ultra, Galaxy S20 FE, Galaxy Note20 e Galaxy Note20 Ultra poderão baixar através da Google Play Store as atualizações para a GPU, sem precisar fazer o download uma nova versão do firmware para os aparelhos.


Créditos: Samsung

"A otimização do driver de GPU e a simplificação das atualizações dos drivers é uma área fundamental para aproveitar ao máximo os recursos de hardware e manter o desempenho otimizado de uma GPU"
- Afirmou a Samsung.

- Continua após a publicidade -

A empresa afirma ter trabalhado com a Google e as fornecedoras de GPU, sendo elas a ARM e a Qualcomm, no desenvolvimento do GameDriver. Além disso, a Samsung está colaborando com mais de 50 parceiros, como a ChuckleFish, Crytek e Unity, para melhorar o desempenho dos programas com as atualizações.

Esse trabalho com os desenvolvedores rendeu já frutos para os usuários que já podem baixar o GameDriver com melhorias para o Black Desert, Call of Duty: Mobile e Fortnite. A lista completa de parceiros pode ser acessada no site da Samsung.

Porém a gigante sul-coreana não é a única a trazer atualizações de GPU sem grandes atualizações do sistema operacional. Desde o começo do ano a Xiaomi e a OPPO vem permitindo essa opção para alguns aparelhos suportados, mas apenas no mercado chinês.

Os usuários já podem baixar o GameDriver na Google Play Store, mas a empresa separou o download para versões diferentes de GPUs. O usuário terá que saber qual é o chip gráfico que está equipado em smartphones da linha Galaxy S20, tendo versões do app para o modelo com o chip Adreno do que vem com o Mali.

Fonte: Mundo Conectado, XDA-Developers
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.