Créditos: Raja Koduri/Twitter

Raja Koduri da Intel faz teaser com imagens de GPUs da linha Xe HP

Vice-presidente sênior da divisão gráfica confirmou que empresas clientes já estão recebendo a placa

O vice-presidente sênior da divisão de produtos gráficos da Intel, Raja Koduri, fez uma provocação usando imagens da nova linha de GPUs Xe HP. De acordo com ele, modelos preliminares da placa de vídeo já estão sendo enviados para as empresas clientes da Intel.

Como lembra o site Videocardz, a fabricante norte-americana já tem falado publicamente sobre a sua arquitetura Xe HP há pelo menos dois anos. Nesse tempo, a Intel chegou a divulgar o design para a sua plataforma Arctic Sound, que é baseada nessa tecnologia gráfica.

A nova plataforma deverá ter designs com um, dois e até quatro blocos de Xe HP. Isso totaliza 512, 1.024 e 2.048 unidades de execução, respectivamente. Só que, até agora, nenhum modelo discreto no formato PCIe havia sido exibido publicamente.

Isso muda com o tuíte de Raja Koduri, que mostra como fica a linha Intel Xe HP num padrão mais familiar para os clientes domésticos de placas de vídeo. Ao menos nesse modelo inicial, as placas de vídeo da Intel parecem ocupar apenas um único slot e depender exclusivamente de resfriamento passivo.

- Continua após a publicidade -

A foto ainda mostra que a placa de vídeo exibida – chamada de Intel XG310 – é alimentada por um único conector de energia de oito pinos. Projetando o futuro, Raja Koduri fala que os desenvolvedores terão a chance de colocar suas mãos nas placas de vídeo Xe HP, Xe HPG (para games) e Xe HPC (Ponte Vecchio) em 2021.

Com isso, temos uma confirmação oficial de que a Intel providenciará muitas novidades relacionadas às suas placas de vídeo no ano que vem. O vice-presidente sênior de gráficos da Intel está tão otimista que ele afirma com todas as letras que nós estamos na "era de ouro das GPUs".

Além de ser o vice-presidente sênior de gráficos da Intel, Raja Koduri também é o arquiteto-chefe e o gerente geral da empresa para soluções gráficas, arquitetura e software. Ele possuía as mesmas funções no Radeon Technologies Group, divisão gráfica da AMD, até ser contratado pela Intel em 2017.

Via: Videocardz, Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.