Créditos: Reprodução/xGhostx Wallpaper Abyss

Cenas em Cyberpunk 2077 podem desencadear crises epilépticas

Desenvolvedores do game já estão trabalhando em solução permanente e devem adicionar aviso aos jogadores
Por Mariela Cancelier 09/12/2020 10:43 | atualizado 09/12/2020 10:43 Comentários Reportar erro

Um artigo recente do site Game Informer revelou que há cenas em Cyberpunk 2077 que poderem desencadear crises epilépticas, uma informação crucial para jogadores que possuem a doença. O perfil oficial do game avisou pelo Twitter que está trabalhando para adicionar um novo aviso de epilepsia ao título e que os desenvolvedores já estão trabalhando em "uma solução mais permanente" para os problemas relacionados à epilepsia. De acordo com o tweet, essas atualizações vão chegar ao jogo "o mais rápido possível".

Associação Brasileira de Epilepsia - Dúvidas Frequentes

A declaração da CD Projekt Red foi uma resposta à editora do Game Informer, Liana Ruppert, que comentou sobre o problema. A própria autora da matéria tem predisposição às crises e sofreu episódios enquanto jogava Cyberpunk 2077. Ela explicou que várias cenas do jogo podem ser preocupantes para jogadores sensíveis a gatilhos epilépticos, como padrões de flashes ou luzes.

Em particular, a mais "problemática" é a cutscene da Neurodança (braindance), que causou uma séria convulsão na editora Liana Ruppert durante o jogo. Nesse trecho, o jogador assiste a cutscene pela perspectiva do personagem "V" usando um headset que simula a Neurodança. A forma e velocidade como as luzes piscam pode causar crises epilépticas em pessoas sensíveis.

- Continua após a publicidade -

Cyberpunk 2077 já inclui um “Aviso de conteúdo” na EULA (End User Licence Agreement) do jogo. Entretanto, considerando que o documento conta com mais de 6.500 palavras e que poucos jogadores leem, a CD Projekt Red considerou adicionar outro aviso para reduzir os riscos potenciais aos jogadores.

"3.2 Aviso de apreensão. Cyberpunk 2077 pode conter luzes e imagens intermitentes, que podem induzir ataques epilépticos. Se você ou alguém em sua casa tiver uma condição epiléptica, consulte seu médico antes de jogar Cyberpunk 2077. Se sentir tonturas, visão alterada, contrações musculares ou oculares, perda de consciência, desorientação, qualquer movimento involuntário ou convulsões durante o jogo, imediatamente interrompa o uso e consulte o seu médico."

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.