Internet Explorer perde maior fatia do mercado em dois anos

O Microsoft Internet Explorer perdeu 1,4% de participação no mercado em dezembro de 2010, o maior declínio em um único mês em mais de dois anos.

O Chrome foi o maior beneficiÁrio do escorregão do IE. O navegador do Google atingiu os 10% de participação no mercado nove meses antes do previsto pela empresa em 2010. A participação do Safari, da Apple, subiu para 5,9%.


De acordo com o relatório da Net Apllications, a participação total no mercado (market share) do IE, caiu para 57,1%, outro recorde negativo. O IE perdeu 5,6% de market share no último ano, e 10,7% desde que o IE 8 foi lançado, em março de 2009.

A Microsoft, porém, ao invés de lamentar o declínio geral no market share do IE, comemora o avanço do uso do Internet Explorer 8, que cada vez mais toma lugar do IE 7 e do jurÁssico IE 6.

No ano passado, a participação do IE 6 e do IE 7, juntos, caiu em torno de 40%, de acordo com o diretor de marketing do Internet Explorer, Roger Capriotti. JÁ o IE8 e o IE9 (ainda em beta) tiveram juntos um aumento de 10% no market share.

- Continua após a publicidade -

O Firefox e o Opera tiveram pequenos aumentos na sua participação no mercado em dezembro e terminaram o ano de 2010 com 22,8% e 2,2%, respectivamente.

No acumulado do ano, porém, ambos os browsers tiveram uma queda em seu market share. O Firefox perdeu 1,8% em 2010, enquanto o Opera perdeu 0,2%.

O relatório da Net Applications se baseia em dados coletados de 160 milhões de usuÁrios únicos que navegaram nos 40 mil sites que a empresa monitora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.