Créditos: AsRock

AsRock lança GPU com formato M.2 que parece um SSD NVMe

Mas não, você não vai usar a pequena placa de vídeo pra jogar seus games

Em meio à corrida pela maior performance, a AsRock apresentou nessa semana um produto bem interessante que foca mais na utilidade. Uma pequena placa de vídeo no formato M.2, que só olhando parece até um SSD NVMe. E o nome do componente já não deixa dúvidas, trata-se da AsRock M_2 VGA Module.

Para usar a pequena placa você precisa apenas de um sistema com conexão M.2 - obviamente - e uma interface PCIe. A placa usa um controlador SM750 da Silicon Motion com 16MB de memória integrada e se comunica na interface da primeira geração mesmo do PCIe. 

Sendo um produto tão simplista, a AsRock M_2 VGA Module usa apenas 1,49W para funcionar, e mesmo assim oferece um conector de energia extra pros casos raros em que for necessário. Além dessa, temos outra conexão, que leva para uma saída de vídeo VGA, compatível com resoluções de até 1920 x 1440.

Um dos principais focos do módulo de GPU é na compatibilidade. Graças ao seu controlador, ela funciona com diversos sistemas, desde os básicos Intel e AMD até os menos conhecidos por consumidores domésticos, como Freescale PPC, AMCC, STMicro, Marvell, Loongson e ZFMicro. Não apenas na parte de hardware, mas na parte de software também temos um suporte bem amplo a diversas opções de sistemas operacionais, desde várias versões do Windows ao Linux.

Obviamente é um produto de nicho para usos bem específicos. A GPU suporta apenas gráficos em 2D, e uma engine muito básica de vídeo. Assim, você não vai conseguir rodar seus jogos novos preferidos numa AsRock M_2 VGA Module. Na verdade, mesmo comprar esse módulo pode se provar bem desafiador.

- Continua após a publicidade -

A AsRock vai disponibilizar a sua placa de vídeo M.2 apenas através de revendedores especializados. E pra produtos desse tipo a fabricante não fala de preços sugeridos logo em suas primeiras divulgações, então só quando ela estiver nas lojas saberemos uma faixa de valor para este interessante - e pequeno - acessório. 

Fonte: Tom's Hardware
Assuntos
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.