Créditos: Nerdmagazine | Canaltech

CPU Intel Ice Lake-SP aparece em benchmark com 36 núcleos e clock base de 3.6 GHz

Este seria um esforço da empresa para alcançar os EPYC "Rome" da AMD

Segundo rumores que circulam até então, os processadores Ice Lake-SP da Intel chegariam ao mercado com até 28 núcleos e 56 threads em um único chip. Porém, a última submissão feita pela ASUS no GeekBench 5 revela algumas coisas que divergem um pouco desses dados.

A listagem descoberta pelo usuário Leakbench no Twitter, publicada no último dia 4 de dezembro, mostra o registro de um CPU Intel Ice Lake-SP com 36 núcleos com 72 threads. Ele foi emparelhado com outro semelhante em uma configuração de soquete duplo 2P. A contagem total de núcleos, então, ficou em 72 núcleos e 144 threads, rodando dentro do servidor Y4R-A1-ASUS-G1 da Asustek.

A CPU possui um cache L2 de 1,25 MB por núcleo e 54 MB de cache L3 unificado. O sistema estava relatando uma frequência de clock de 3,6 GHz, tratando-se de velocidade básica, e, pelo que podemos ver na captura, alcançou uma pontuação de 946 nos testes single-core, enquanto ficou com 35812 pontos em multi-core. Abaixo, você confere a captura da plataforma de benchmarks e a publicação do usuário Leakbench:

- Continua após a publicidade -

Os rumores anteriores sobre a contagem de núcleos e threads dos CPUs Ice Lake-SP poderiam ser justificados pelo processo de 10 nanômetros utilizados para construir esses chips. Com essa litografia, o rendimento dos nós não seriam, teoricamente, bons o suficiente para passar dos 28 núcleos.

A partir daqui, as teorias começam a se formar. Uma das citadas pelo TechPowerUp é que este seria  um esforço da Intel para tentar alcançar os 64 núcleos e 128 threads dos EPYC "Rome" da AMD, que tem conquistado o público pelo seu desempenho e grande contagem de núcleos e threads.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.