Créditos: Divulgação AMD

AMD pretende lançar as GPUs Navi 22, Navi 23 e Navi 24 da linha RX 6000 Mobile

Boatos apontam que a empresa está se preparando para lutar de frente com a NVIDIA no segmento de placas mobile no ano que vem
Por Willian Ferreira 07/12/2020 22:08 | atualizado 07/12/2020 22:08 Comentários Reportar erro

A AMD está se planejando para o lançamento dos seus processadores mobile da série AMD Ryzen 5000 baseados em Zen3, mas boatos recentes também apontam para a chegada nas novas GPUs da empresa a esse mercado. Ultimamente vem aparecendo informações sobre GPUs Navi 22 e Navi 23 da linha Radeon RX 6000M, agora um novo rumor aponta para uma nova placa gráfica, a Navi 24.

Nenhuma informação sobre essas placas de vídeo foram compartilhadas pela própria AMD, mas algumas especificações estão aparecendo pela internet. Segundo esses rumores, a Navi 22 viria com 2560 Stream Processors e um barramento de memória de 192 bits com 12GB ou 6GB de memória GDDR6. Esse modelo seria a Radeon RX 6700M e disputaria com a NVIDIA RTX 3060.

Além disso, a PC Gamer aponta mais duas variantes da Navi 22, sendo elas as Navi 22 XT e o Navi 22 XL, que viriam com um barramento de memória de 160 bits e 192 bits e uma configuração de memórias de 10-12 GB e 16 GB, respectivamente.

Essas placas teriam um TGP configurável que permitiria aos fabricantes de notebook ajustarem a frequência base e o TDP, dando uma maior facilidade para o desenvolvimento de notebooks com esses modelos de GPUs.

Conheça as placas de vídeo da série AMD Radeon RX 6000.

- Continua após a publicidade -


Créditos: VideoCardZ

Já a Navi 23 seria uma placa intermediária para notebooks. O modelo viria com 2048 Stream Processors e um barramento de 128 bits, que pode ser um indicativo de uma placa com 4GB ou até 8GB de memória.

Mas segundo o leaker Patrick Schur, que vem dando bastante informações sobre a AMD ultimamente, a empresa pode estar planejando o lançamento de duas placas de vídeo básicas para notebook com base em um modelo chamado de Navi 24, sendo essas placas a Navi 24 XM e Navi 24 XML

Não tem muitas informações sobre o modelo mais básico da série Radeon RX 6000M, mas o Schur conseguiu falar um pouco sobre o consumo dessas placas. A Navi 24 XM seria um modelo com potência gráfica bastante configurável, a GPU viria com três configurações de consumo de energia, sendo eles  35W, 42,5W e 50W.

- Continua após a publicidade -

Com isso, essa placa tem tudo para ser a queridinha dos fabricantes, podendo ser utilizadas em diversos modelos de notebook de entrada. Já a XML seria um modelo de pouco consumo, precisando de apenas 25W de TGP para sua alimentação. 

Esses valores dos modelos Navi 24 podem sugerir que essas GPUs Radeon disputarão o mercado com as Intel Xe Max e com a série GeForce MX.

Não é a primeira vez que o desenvolvimento de uma placa de vídeo chamada Navi 24 vem a público, em agosto o leaker de hardware Komachi Ensaka afirmou que a AMD já estaria trabalhando uma uma GPU chamada de Navi 41 e também na Navi 24.

Como falado anteriormente, não tem nenhuma informação oficial sobre esses modelos ainda, porém o portal PC Gamer espera que tanto a AMD como NVIDIA mostrem seus novos modelos de placas de vídeos mobile durante a Consumer Electronics Show 2021 - CES que acontecerá entre os dias 11 e 14 de janeiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardZ, PC Gamer
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.