Créditos: ASRock

ASRock adiciona Clever Access Memory para placa-mãe Intel Z490 Taichi

Recurso seria uma versão adaptada do AMD Smart Access Memory (SAM)

A fabricante taiwanesa ASRock anunciou que vai implementar uma tecnologia chamada Clever Access Memory (CAM) na sua placa-mãe Intel Z490 Taichi. De acordo com o site TechPowerUp, o recurso seria baseado na tecnologia Smart Access Memory (SAM) da AMD.

Vale lembrar que a funcionalidade o próprio SAM já é uma funcionalidade baseada num recurso pré-existente. Trata-se do Resizable BAR, que está presente no padrão PCI-Express.

Site oficial: ASRock Z490 Taichi

No caso da ASRock, a emprsa disponibilizou o recurso através da versão 1.72 da sua BIOS Beta para a placa mãe Intel Z490 Taichi. Assim que chegou o update, o pessoal do site WCCF Tech fez testes rápidos utilizando a placa-mãe e uma GPU AMD Radeon RX 6800 XT para ver se aparecia alguma diferença de desempenho.


Fonte: AMD

- Continua após a publicidade -

Site oficial: AMD Smart Access Memory

Para os benchmarks, foram utilizados os jogos Shadow of the Tomb Raider e Assassin's Creed: Valhalla. O computador em questão inclui um processador Intel Core i7-10700K com dois módulos de 8 GB de memória DDR4-2666, totalizando 16GB de RAM.


Fonte: WCCF Tech

Eles encontraram uma melhoria de 3,32% de desempenho nos testes em Shadow of the Tomb Raider, enquanto Assassin's Creed Valhalla viu a performance subir em incríveis 11,54%.

- Continua após a publicidade -


Fonte: WCCF Tech

É interessante notar que se trata de um recurso que já estava disponível há anos, mas só agora começa a ser explorado pelas fabricantes de hardware. À primeira vista, parece se tratar de uma funcionalidade que pode trazer ganhos de performance amplos e significativos para usuários de placas-mãe e processadores de diferentes fabricantes.


Fonte: WCCF Tech

Via: WCCF Tech, TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.