Créditos: My Tech Decisions

HDMI 2.1: conheça a tecnologia da conexão presente no PS5, Xbox Series X/S e novas GPUs

O novo padrão permite rodar conteúdos em 4K, 120 frames por segundo e 12 bits de cor

Apesar de ser um padrão antigo, a conexão HDMI está constantemente evoluindo e, recentemente, a versão 2.1 do chegou ao mercado. A novidade é importante para quem curte games, já que a tecnologia é utilizada no PS5, Xbox Series X e S, placas de vídeo Nvidia da série 30 e também nas novas GPUs da AMD, a família Radeon RX 6000.

O padrão HDMI 2.1 traz um grande salto em relação ao seu antecessor e possui suporte para resolução 4K em até 120 frames por segundo ou 8K e 60 fps, além de 12 bits de cor. Com isso, a tecnologia permite que os consoles de nova geração entreguem jogos em altas taxas de quadros em televisões modernas. 

O vídeo acima traz uma explicação detalhada do novo padrão de conexão, incluindo especificações e aplicações no mercado. Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira nosso artigo sobre a conexão HDMI 2.1 e o impacto da tecnologia no mercado de games.

Vale ressaltar que todos os consoles da nova geração contam com um cabo HDMI na embalagem. Para quem joga no PC, recomendamos conferir o artigo sobre HDMI contra DisplayPort, que compara os benefícios de ambas as conexões para jogar no computador.

Para quem precisa de um cabo HDMI 2.1 novo, o vídeo também traz como dica um modelo da Ugreen vendido na China, por meio do AliExpress, que pode ser conferido neste link.

- Continua após a publicidade -

Os consoles da nova geração já estão disponíveis no Brasil e você pode conferir mais detalhes sobre cada um deles no Adrenaline. Confira nossas análises com o PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.

As novas placas de vídeo para PC também já estão passando por aqui. Veja nossos conteúdos sobre a nova geração de GPUs da AMD e também sobre os modelos Nvidia GeForce da série 30, incluindo a recém-lançada RTX 3060 Ti. 

Fonte: Mundo Conectado
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.