Créditos: NRWorld

Ryzen 3000 e anteriores não suportam SAM - Intel Core de 4ª geração em diante, sim!

Intel tem um portfólio maior de CPUs para tecnologia da série Radeon RX 6000 da AMD

A tecnologia SAM (Smart Access Memory) tem dado o que falar. O recurso é um dos pontos de destaque para a AMD em sua nova geração de GPUs Radeon RX 6000, que quando pareadas com processadores Ryzen 5000 conseguem entregar mais performance através do recurso. Mas tem que ser os novos Ryzen baseados em Zen 3 mesmo, porque da série Ryzen 3000 pra trás a SAM não é suportada por limitação de hardware. A parte mais interessante? Processadores Intel são compatíveis a partir da geração Haswell.

Como explicado em outras oportunidades, SAM é um nome comercial para uma tecnologia presente há tempos em nossos hardwares, mas um tanto ignorada. Trata-se da Resizable Base-Adress Register (Resizable-BAR), desenvolvida pelo PCI-SIG, o grupo que padroniza cada nova geração da interface PCIe. O recurso permite que o processador "enxergue" toda a memória da placa de vídeo com um único bloco acessível, em vez de segmentos de 256MB. 

Para fazer uso da tecnologia e chamá-la de SAM, a AMD equipou os Ryzen 5000 com uma camada física do PCIe que é necessária para o resizable-BAR funcionar. Da geração Ryzen 3000 pra trás os processadores não têm isso, e não tem como introduzir através de um update.

Já a Intel coloca algo semelhante em seus processadores desde a 4ª geração Haswell. O que significa que, tecnicamente, qualquer processador da fabricante de 2014 pra cá poderia suportar SAM quando pareado com uma GPU da série Radeon RX 6000. O suporte é "teórico" até o momento porque ainda vai depender das fabricantes de placas-mãe liberarem updates de BIOS para endereçar o recurso.

- Continua após a publicidade -

E parece que os updates virão. Segundo o TechPowerUp, a Nvidia já tem planos de adicionar o suporte para algumas de suas GPUs, o que aumenta a pressão nas fabricantes de placas-mãe quando quase toda nova placa de vídeo tem a nova tecnologia. Enquanto isso, já temos informações de placas com chipset Intel Z490 sendo atualizadas para o recurso e entregando mais performance com uma Radeon RX 6800 XT.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.