Créditos: Sabrent

Sabrent está trabalhando em SSD de 16TB, para servidores e PCs domésticos

Empresa estaria testando amostras de engenharia e muito próxima de lançar o produto

Tentando desfazer a lei do "SSD para performance, HDD para armazenamento", a Sabrent está trabalhando num novo SSD com foco total na capacidade. Segundo informações dos "bastidores" da tecnologia, a empresa já está testando amostras de engenharia de um SSD de 16TB, que viria tanto para servidores como para o PC doméstico. Como a ideia é oferecer mais espaço com memórias NAND, ele viria primeiro somente num formato 2,5'', conectando-se via SATA.

Claro que quando falamos de "menos performance", estamos comparando com modelos avançados de SSD que estão cada vez mais comuns, se conectando via M.2 com uma interface NVMe para máxima velocidade. Quase qualquer SSD vai ser mais rápido que um HDD mesmo conectados em SATA.

A Sabrent, então, teria optado pelo formato para poder oferecer o maior SSD que já vimos até agora. E segundo as mesmas informações não oficiais, a empresa estaria bem próxima de entregar produtos finalizados ao mercado muito em breve.

No momento não temos mais informações do vazamento sobre os SSDs, mas o pessoal da PCGamer faz algumas especulações interessantes. O site lembra que a Phison já mostrou um protótipo de controlador para SSDs de 16TB numa CES. O componente conseguia alcançar leitura sequencial de até 550MB/s e gravação sequencial de até 530MB/s. Então é uma previsão bem válida esperar uma escala de performance nessas redondezas.

Se a Sabrent for a primeira a colocar um SSD de 16TB no mercado, vai ser ainda mais uma vez que a empresa sai na frente das concorrentes. A fabricante foi a primeira a entregar um SSD NVMe de 4TB em PCIe 4,0 a primeira com um SSD M.2 de 8TB. A companhia também chegou a ter o SSD M.2 mais rápido por algum tempo, com o Rocket 4 Plus.

- Continua após a publicidade -

Mas claro que para ter o "primeiro" qualquer coisa, é necessário investir. Então esperamos que isso vai impactar no preço do SSD de 16TB da Sabrent, que não deve custar pouca coisa quando finalmente chegar às prateleiras das lojas.

Fonte: PCGamer
Assuntos
Tags
ssd
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.