Créditos: DIvulgação/AMD

Tecnologia 'SAM' com Radeon RX 6000 começa ter suporte em placas-mãe Intel Z490

Site japonês mostra o suporte da tecnologia usando processador Intel Core i9-10900K
Por Ana Luiza Pedroso 04/12/2020 13:27 | atualizado 04/12/2020 13:32 Comentários Reportar erro

O site japonês ASCII publicou recentemente seus testes com a tecnologia 'SAM' (Smart Access Memory), da AMD, em placas-mãe Intel Z490. O site usou uma ASUS ROG Maximus XII EXTREME com firmware 1002 (lançado em 27 de novembro) combinada com uma Radeon RX 6800 XT para realizar os testes. Foi possível habilitar o recurso Re-Size Bar, na guia Advanced na BIOS da placa-mãe e usar a tecnologia disponibilizada para as novas GPUs da AMD, linha Radeon RX 6000.

Para testar a compatibilidade, o site japonês ASCII usou um processadores Intel Core i9-10900K e o modelo de referência Radeon RX 6800 XT. O recurso SAM estava habilitado e depois foi desabilitado para checar se houve alguma melhoria real. Nem sempre o SAM aumenta o desempenho de forma perceptível. Isso acontece mesmo usando os processadores Ryzen 5000 em uma plataforma AM4.

Devido a isso, o ASCII fez o teste apenas em games que o SAM realmente mostrou melhorias. Os títulos testados foram: Assassin's Creed Valhalla, Forza Horizon 4, Red Dead Redemption 2 e Rainbow Six Siege. Os gráficos dos resultados estão anexados abaixo. 

Em todos os testes foram vistos alguma melhoria na taxa de quadros. Isso significa que a tecnologia SAM pode sim ser usada em conjunto com plataforma e processadores concorrentes, inclusive também estará disponível em placas GeForce. É esperado que, conforme mais atualizações sejam enviadas, o suporte seja ainda maior, para outras placas. 

- Continua após a publicidade -

A AMD está usando a tecnologia SAM como um dos principais pontos de marketing para suas GPUs AMD Radeon RX 6000 series. Nos testes feitos, ela consegue dar uma vantagem de até 10% de desempenho em muitos títulos.

Essa não é uma tecnologia própria da empresa e, nunca foi mencionado exclusividade das suas GPUs usando com seus processadores Ryzen 5000. Apesar disso, os produtos são listados nos sites oficiais como "suportados", dando a entender que apenas usados de forma combinada vão poder ser habilitados. 

No entanto, isso significa que, até o momento, apenas esses produtos foram testados e constam com a certificação de que realmente funciona. Ou seja, apenas os processadores Ryzen 5000 possuem suporte para a tecnologia das novas Radeon. A  AMD indica a compra casada para garantir o bom funcionamento da tecnologia.

- Continua após a publicidade -

Como informado acima, já se sabe que outros fornecedores estão trabalhando para oferecer recursos semelhantes em seu hardware. A NVIDIA é uma das concorrentes que já confirmou que está trabalhando para trazer a tecnologia para suas GPUs via update. Pode ser que com mais atualizações de BIOS outras placas-mãe também comecem a receber o suporte para a tecnologia da AMD. 

Via: VideoCardz
Tags
amd
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.