
Sony bane usuários do PS4 que resgataram PS Plus Collection indevidamente
O acesso à PS Plus Collection exige uma chave de ativação que acompanha o PS5; alguns jogadores tentaram burlar issoUma das novidades que chegou junto com o PlayStation 5 foi a PS Plus Collection, uma seleção que permite jogar 20 títulos do PlayStation 4 no PS5 sem custos extras. Alguns donos de PS4 estavam utilizando contas alheias do console mais recente e o resultado veio: o banimento das contas.
A princípio, houve notícias de que os usuários do PlayStation 5 estavam tendo seus consoles banidos permanentemente pelo uso indevido da conta. Especulava-se ainda se os jogadores do PS4 sofreriam alguma punição. E a resposta foi sim.
Em grupos do Facebook e no Twitter, usuários relataram uma mensagem de aviso sobre o banimento temporário de suas contas assim que faziam login no sistema.
Por que os jogadores foram banidos?
Para utilizar a PS Plus Collection, é necessário possuir um PlayStation 5, já que esse seria um bônus exclusivo da nova geração, e acionar o benefício com a chave de ativação que vem junto com o produto.
Entretanto, alguns dos usuários do PS5 estavam emprestando ou até mesmo vendendo suas contas para proprietários do PlayStation 4, algo que viola o Código de Conduta e os Termos de Uso da PlayStation Network. Neste último, a Sony comunica explicitamente o seguinte:
8.4. Proibida a revenda ou uso comercial. Você deve ser o usuário final para comprar na PlayStation Store. Os revendedores, conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério, estão proibidos. Quando você compra Conteúdo da PlayStation Store, você compra uma licença pessoal de uso desse Conteúdo para uso privado e não comercial. Essa licença não é transferível, a menos que suas leis locais aplicáveis afirmem que deva ser. Isto significa que você pode usar um Produto nas formas descritas na licença, mas não é proprietário dele.
A Sony possui um mecanismo para identificar atividades suspeitas. Quando há um certo número de contas logadas em um console e os downloads são feitos de diferentes regiões, o sistema vai identificar e classificar o console como hackeado.
As punições aplicadas pela Sony incluem suspensão da conta da PlayStation Network por 2 meses, enquanto o console em si é banido permanentemente.
Por mais que pareça barato resgatar os títulos “gratuitos” da PS Plus Collection, a verdade é que os games possuem um custo por volta de 4 mil e seiscentos reais.
Qual os planos para hardware esse ano?