Créditos: PlayStation

Sony bane usuários do PS4 que resgataram PS Plus Collection indevidamente

O acesso à PS Plus Collection exige uma chave de ativação que acompanha o PS5; alguns jogadores tentaram burlar isso

Uma das novidades que chegou junto com o PlayStation 5 foi a PS Plus Collection, uma seleção que permite jogar 20 títulos do PlayStation 4 no PS5 sem custos extras. Alguns donos de PS4 estavam utilizando contas alheias do console mais recente e o resultado veio: o banimento das contas.

 

A princípio, houve notícias de que os usuários do PlayStation 5 estavam tendo seus consoles banidos permanentemente pelo uso indevido da conta. Especulava-se ainda se os jogadores do PS4 sofreriam alguma punição. E a resposta foi sim.

Em grupos do Facebook e no Twitter, usuários relataram uma mensagem de aviso sobre o banimento temporário de suas contas assim que faziam login no sistema.

- Continua após a publicidade -

 

Por que os jogadores foram banidos?

Para utilizar a PS Plus Collection, é necessário possuir um PlayStation 5, já que esse seria um bônus exclusivo da nova geração, e acionar o benefício com a chave de ativação que vem junto com o produto.  

Entretanto, alguns dos usuários do PS5 estavam emprestando ou até mesmo vendendo suas contas para proprietários do PlayStation 4, algo que viola o Código de Conduta e os Termos de Uso da PlayStation Network. Neste último, a Sony comunica explicitamente o seguinte:

 

- Continua após a publicidade -

8.4. Proibida a revenda ou uso comercial. Você deve ser o usuário final para comprar na PlayStation Store.  Os revendedores, conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério, estão proibidos. Quando você compra Conteúdo da PlayStation Store, você compra uma licença pessoal de uso desse Conteúdo para uso privado e não comercial. Essa licença não é transferível, a menos que suas leis locais aplicáveis afirmem que deva ser. Isto significa que você pode usar um Produto nas formas descritas na licença, mas não é proprietário dele.

A Sony possui um mecanismo para identificar atividades suspeitas. Quando há um certo número de contas logadas em um console e os downloads são feitos de diferentes regiões, o sistema vai identificar e classificar o console como hackeado

As punições aplicadas pela Sony incluem suspensão da conta da PlayStation Network por 2 meses, enquanto o console em si é banido permanentemente

 

Por mais que pareça barato resgatar os títulos “gratuitos” da PS Plus Collection, a verdade é que os games possuem um custo por volta de 4 mil e seiscentos reais.
 
 

Fonte: Twitter, Olhar Digital
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.