Créditos: Gigabyte

Gigabyte lança cinco modelos customizados de GeForce RTX 3060 Ti

Estas placas de vídeo possuem a arquitetura Ampere e Ray Tracing de segunda geração

Ao decorrer do mês de novembro, várias informações sobre o lançamento das GeForce RTX 3060 Ti foram surgindo, até que hoje a NVIDIA anunciou oficialmente este novo modelo de placa de vídeo da arquitetura Ampere que vem equipada com a segunda geração do Ray Tracing.

Após o anúncio da NVIDIA, a fabricante taiwanesa Gigabyte lançou oficialmente a sua série de placas de vídeo GeForce RTX 3060 Ti. Foram divulgados cinco modelos, sendo que todos eles possuem 4864 CUDA Cores e 8GB de memória GDDR6.

AORUS GeForce RTX 3060 Ti MASTER 8G

Este modelo possui o sistema de arrefecimento Max-Covered que vem equipado com três ventoinhas de 100mm que possuem o design de garra de vento em suas pás, além disso a ventoinha do meio gira no sentido oposto ao das ventoinhas laterais, por estes motivos existe uma maior pressão do ar no dissipador. Dissipador este que é feito de alumínio com aletas que permitem um maior fluxo de ar, já o bloco desta placa de vídeo é de cobre e mantém contato direto com a GPU e as VRAM.

Na lateral da placa de vídeo tem um visor em LCD que pode ser configurado para exibir texto, imagem, GIF ou os status da GPU e da VRAM, como temperatura, clock, uso e velocidade das ventoinhas. Os LEDs laterais são RGB e customizáveis por meio do RGB Fusion 2.0.

Por fim, este modelo possui o clock de 1800 MHz, vem equipado com backplate, dual BIOS e seis saídas de vídeo, sendo três saídas HDMI e três saídas DisplayPort. Além disso, ela é alimentada por dois conectores de energia, um de 6 pinos e um de 8 pinos, e ambos possuem um LED que indicará para o usuário caso existe alguma anormalidade no fornecimento de energia.

- Continua após a publicidade -

Gigabyte GeForce RTX 3060 Ti
Créditos: Gigabyte

GeForce RTX 3060 Ti GAMING OC PRO 8G e GeForce RTX 3060 Ti GAMING OC 8G

Estes dois modelos são bem semelhantes entre si, ambos vem equipados com o sistema de arrefecimento WINDFORCE 3X, que possui três ventoinhas de 80mm, sendo que a ventoinha central gira no sentido opostos as ventoinhas laterais. Os tubos de calor (heat pipes) são de cobre e mantém contato direto com a GPU, no entanto, o modelo OC PRO possui cinco tubos de calor e o modelo OC possui três tubos de calor.

As duas placas de vídeo possuem backplate de metal, dissipador de alumínio com design estendido, ou seja, o dissipador é maior do que o PCB, e quatro saídas de vídeo, sendo duas saídas HDMI e duas saídas DisplayPort. Ademais, os LEDs RGB destas placas são customizáveis por meio do RGB Fusion 2.0. E elas possuem um LED indicador de anormalidade no fornecimento de energia.

Por fim, o modelo OC PRO possui um clock de 1770 MHz, dual BIOS e dois conectores de energia, um de 6 pinos e um de 8 pinos. Enquanto o modelo OC possui um clock de 1740 MHz, BIOS única e apenas um conector de energia de 8 pinos.

- Continua após a publicidade -

Gigabyte GeForce RTX 3060 Ti
Créditos: Gigabyte

GeForce RTX 3060 Ti EAGLE OC 8G e GeForce RTX 3060 Ti EAGLE 8G

Estes modelos são ainda mais semelhantes entre si, ambos possuem o sistema de arrefecimento WINDFORCE 2X, que vem equipado com duas ventoinhas de 100mm que giram em sentido opostos, além de os tubos de calor estarem em contato direto com a GPU.

As duas placas de vídeo possuem backplate, dissipador de alumínio com design estendido, quatro saídas de vídeo, sendo duas saídas HDMI e duas saídas DisplayPort, um conector de energia de 8 pinos, LED indicador de anormalidade no fornecimento de energia e LEDs RGB customizáveis por meio do RGB Fusion 2.0.

A diferença entre estes dois modelos fica por conta do clock, pois o modelo EAGLE OC possui um clock de 1695 MHz e o modelo EAGLE possui um clock de 1665 MHz.

Gigabyte GeForce RTX 3060 Ti
Créditos: Gigabyte

Por fim, a Gigabyte não divulgou os preços e nem quando estes modelos estarão disponíveis nas lojas. Lembrando que a NVIDIA lançou a GeForce RTX 3060 Ti com o preço sugerido de US$ 399, ou seja, 100 dólares a menos do que o preço sugerido da GeForce RTX 3070.

Fonte: Guru3D, Gigabyte
  • Redator: Amanda Favaro

    Amanda Favaro

    Apesar de gostar de jogar videogame desde sempre, a Amanda encontrou a sua verdadeira paixão em 2004, quando ganhou o seu tão almejado primeiro PC. De lá para cá se aprofundou cada vez mais sobre o assunto e hoje se considera uma entusiasta de hardware. Além disso, continua adorando jogar, a única diferença é que agora a sua plataforma principal é o PC.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.