Créditos: Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 888 traz Variable Rate Shading e streaming de games aprimorado

Novo chip da Qualcomm chegará ao mercado de samrtphones em 2021

A Qualcomm apresentou ontem o Snapdragon 888, seu novo processador para smartphones topo de linha, e finalmente revelou mais detalhes sobre o hardware do processador. Apesar de não se chamar 875, como esperado, o componente é o sucessor do modelo Snapdragon 865 e estará presente nos celulares mais potentes de 2021 com aprimoramentos para jogos.

Além de trazer suporte para 5G, com um modem embutido no SoC, o modelo promete grandes avanços tecnológicos, principalmente em câmera e games. Segundo a empresa, cerca de um bilhão de pessoas jogam somente no celular e a companhia pretende melhorar a experiência de usar games no smartphone.

O Snapdragon 888 conta com um processador Kryo 680 de oito núcleos com uma nova construção. O produto vem com CPU Cortex-X1 primária de 2,84 GHz e 1 MB de cache, que trabalha com três núcleos secundários Cortex-A78s de 2,4 GHz e quatro Cortex A55 de 1,8 GHz.

Na parte dos jogos, o Snapdragon 888 promete entregar games em até 144 frames por segundo com latência reduzida em até 20% quando comparado a geração anterior. A Qualcomm também disse que o novo chip trará "capacidades ao nível de desktop", incluindo renderização aprimorada e drivers de GPU atualizáveis.

Os smartphones com Snapdragon 888 também trarão, pela primeira vez no mercado mobile, suporte para Variable Rate Shading. A tecnologia, que também está presente no PC e consoles, pode garantir até 30% de melhorias de performance.

- Continua após a publicidade -

A plataforma Qualcomm Snapdragon Elite Gaming também contará com tecnologias de áudio de maior qualidade em aparelhos que utilizem esse novo SoC. Segundo a fabricante, os jogadores podem esperar suporte para Dolby Atmos e ferramentas como o Qualcomm aptX Adaptive Audio, codec que aprimora a experiência com fones Bluetooth.

O Snapdragon 888 ainda oferecerá jogos otimizados, que prometem qualidade similar ao que temos em PCs e consoles. Durante a apresentação da Qualcomm, a Sony Mobile anunciou uma parceria com a Activision para aprimorar Call of Duty Mobile, por exemplo, que entregará taxas de quadros mais altas futuramente.

5G, Wi-Fi 6 e streaming de games

A Qualcomm também disse que o Snapdragon 888 trará aprimoramentos voltados para o streaming de games em smartphones. O celular vem com 5G mmWave em frequências abaixo de 6 GHz, além de Wi-Fi 6.

- Continua após a publicidade -

Segundo a companhia, o produto contará com otimizações feitas especialmente para plataformas como Google Stadia, Amazon Luna e Xbox Cloud. A notícia chega em um momento oportuno para os brasileiros, já que a Microsoft começou a testar o xCloud por aqui e deve lançar a plataforma no Brasil futuramente.

Câmera e construção

O Snapdragon 888 é um chip com oito núcleos de CPU e que possui GPU Adreno 660, prometendo entregar até 35% mais velocidade no processamento gráfico. A construção do componente também inclui um chip Hexagon 780, dedicado para inteligência artificial e um modem 5G Snapdragon X60 embutido.

O Snapdragon 865 trouxe um modem separado do restante do SoC, o que acaba tornando a construção do celular mais cara e acaba influenciando na duração da bateria. Com o X60 integrado no Snapdragon 888, pode ser que os aparelhos equipados com a nova plataforma tragam um preço melhor e autonomia aprimorada.

O novo chip da Qualcomm também é o primeiro da linha com três processadores de imagem Qualcomm Spectra ISP. A novidade garante melhores resultados em pós-processamento de imagem, além de mais velocidade. De acordo com a empresa, o componente consegue processar até 2,7 Gigapixels por segundo, além de entregar vídeos em 4K e 120 frames por segundo.

Os primeiros celulares com Snapdragon 888 chegarão em 2021. Marcas como Xiaomi, Black Shark, Asus e Nubia serão as primeiras a lançar produtos com a nova plataforma da Qualcomm. 

Em desenvolvimento...

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.