Créditos: TeamGroup

TeamGroup quer ser a primeira a oferecer DDR5 com módulos já no Q3 de 2021

Empresa pretende lançar módulos de 16GB rodando a 4800MHz daqui a 9 meses

A TeamGroup anunciou nessa semana que pretende lançar seus primeiros módulos de memória DDR5 da série Elite no terceiro trimestre de 2021. A empresa diz que quer "sair na frente" na próxima geração da tecnologia DDR e manter sua posição de "liderança" no mercado global de memórias. Segundo a declaração da fabricante, seu trabalho no desenvolvimento de DDR5 tem sido intenso para sair na frente desde que a JEDEC anunciou oficialmente o novo padrão.

A linha de produtos Elite foi escolhida para fazer a estreia da geração DDR5 porque é a mais vendida da TeamGroup. Os primeiros módulos a serem oferecidos pela fabricante virão com 16GB de capacidade cada, alcançando uma frequência de até 4.800MHz, enquanto operam em 1.1V. A tensão é menor que a geração anterior, que precisava de 1.2V na configuração padrão. 

A taxa de transferência de dados, realmente a métrica mais importante de uma nova geração de memórias, fica entre 4.800 e 5.200 Mbps. Segundo a TeamGroup, isso é um número até 1,6 vez maior do que o alcançado em módulos DDR4. Outra vantagem das memórias DDR5 é o ECC (error correction code) integrado ao die, para corrigir instaneamente por si erros de single-bit - memórias DDR4 precisavam de um componente adicional para ECC.

Tanto usuários da AMD como da Intel devem ter acesso às novas memórias ao mesmo tempo. A empresa diz que fez "amplos preparativos" para coordenar os lançamentos de suas novas plataformas DDR5 compatíveis com as duas maiores fabricantes de processadores domésticos no mundo.

- Continua após a publicidade -

Mas a corrida para ser a primeira empresa com DDR5 para computadores domésticos não vai ser sem disputa. Outras gigantes como SK Hynix e Samsung já estão preparando seus componentes. Realmente teremos algumas opções de módulos DDR5 logo no ano que vem, enquanto no Brasil muitos usuários permanecem no DDR3 devido ao alto custo de se realizar upgrades de hardware.

Fonte: TechPowerUp
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.