
ASUS adiciona o suporte ao Resizable BAR (usado no AMD SAM) em placas Intel Z490
Tecnologia melhora o acesso do processador à memória de vídeoA tecnologia "resizable BAR", disponível dentro do protocolo PCI Express, ganhou os holofotes com o lançamento das placas Radeon RX 6000, as RDNA 2 da AMD. Apesar de limitada à combinação de um processador AMD Ryzen série 5000 e uma placa Radeon da geração mais recente, o recurso está disponível para outras marcas e é previsto nas especificações o slot PCIe, e algumas fabricantes estão preparando terreno para uma adoção mais ampla.
Como reparou o pessoal do Tom's Hardware, a ASUS implementou em um update de algumasa placas Z490, chipset mais recente para placas high-end do segmento doméstico da Intel, o suporte ao "Re-Size BAR" e ao "Above 4G Decoding", as duas tecnologias necessárias para habilitar o AMD SAM.
O resizable BAR, ou o nome completo, o "resizable base address registrer" (algo como registro de endereçador base redimensionável, em uma tradução bastante livre do autor desse post) trata de uma antiga limitação: o processador tem acesso à memória de vídeo dedicada através de um buffer limitado a 256MB por vez. Isso é feito dessa forma por questões de compatibilidade com sistemas baseados em 32-bit. O protocolo PCI Express já previa a possibilidade de ampliar isso em hardwares e sistemas mais modernos, inclusive o Windows já tem suporte ao recurso faz um bom tempo.
A AMD foi a primeira a trazer novidades nessa área no anúncio das Radeon RX 6800 e 6800 XT, trazendo suporte a essa tecnologia com a combinação de um Ryzen da série 5000, placas-mãe série 500 e as novas placas de vídeo da empresa. Como já testamos por aqui, a implementação da AMD desse recurso, batizada de Smart Acess Memory, traz ganhos de desempenho em diversos cenários, com casos como Assassin's Creed Valhalla se sobressaindo.
Apesar da combinação bastante específica de lançamentos da AMD, o recurso não é exclusivo da empresa, e inclusive a Nvidia já afirmou que possui suporte em suas novas placas Ampere, enquanto a AMD já trabalha em conjunto com Nvidia e Intel para implementar essa capacidade em combinações de hardware de diferentes empresas.
Mesmo trazendo ganhos discretos na maioria dos cenários, o AMD SAM já mostra o potencial que o resizable BAR tem em melhorar gargalos e entregar mais desempenho sem custos adicionais, bastando ter o hardware compatível. Apesar da Intel não ter falado ainda sobre o assunto, a Asus adicionar suporte em uma placa Z490 mostra que há potencial que algum processador (lançado ou ainda não) dessa plataforma vá trazer a compatibilidade.
Via: Guru3D Fonte: Tom's HardwareQual os planos para hardware esse ano?